GDF promove oficinas para capacitar secretarias, administrações regionais, empresas e fundações públicas a desenvolverem planejamento estratégico e aperfeiçoarem gestão

" />     GDF promove oficinas para capacitar secretarias, administrações regionais, empresas e fundações públicas a desenvolverem planejamento estratégico e aperfeiçoarem gestão

">

16/01/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Administração mais eficiente

    GDF promove oficinas para capacitar secretarias, administrações regionais, empresas e fundações públicas a desenvolverem planejamento estratégico e aperfeiçoarem gestão

Por

    Renato Ferreira, da Agência Brasília

    Para aperfeiçoar a gestão e dar celeridade à máquina pública, o Governo do Distrito Federal (GDF) desenvolve, desde março de 2011, Plano Estratégico com base nos sete macrodesafios previstos no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015 (veja quais são no fim da matéria). Todos os órgãos públicos – secretarias, administrações regionais, empresas e fundações – devem elaborar seu próprio plano de ação e, para isso, contam com o auxílio da Secretaria de Planejamento e Orçamento do DF (Seplan). Desde agosto do ano passado, a Seplan tem realizado oficinas de capacitação, nas quais são debatidos assuntos como missão, visão, objetivos estratégicos, indicadores e metas.
     
    “O intuito é fazer com o que os órgãos públicos funcionem da melhor maneira possível. Uma gestão mais eficiente é benéfica a todos: servidores e sociedade em geral”, destacou o subsecretário de Modernização da Gestão da Seplan, Paulo Antenor de Oliveira.
     
    Cinco administrações regionais (Park Way, Lago Norte, SCIA, Paranoá e Sudoeste/Octogonal) e três secretarias (Turismo, Trabalho e Políticas de Promoção da Igualdade Racial) já foram capacitadas pela Seplan. A Secretaria da Juventude, o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) e a Administração Regional do Riacho Fundo serão os próximos a contar com as ações do programa. A parceria será consolidada ainda em janeiro.
     
    Melhorias – As melhorias, mesmo em tão pouco tempo, já começam a ser observadas. Na Administração Regional do Park Way, em que o planejamento estratégico foi implantado no final do ano passado, as mudanças são visíveis, conforme destacou o administrador em exercício, Luís Vinícius Gonçalves. “Estamos trabalhando com mais agilidade e organização. Serviços como a expedição de alvarás e de habite-se se tornaram mais céleres”, contou.
     
    Segundo o administrador em exercício, as técnicas de planejamento estratégico permitem uma gestão mais eficiente e direcionada à resolução de demandas. “A comunicação interna e externa por parte da administração também mudou para melhor. Essa nova estratégia de atuação será permanente”, garantiu.
     
    Metas – Na Secretaria de Turismo, o projeto é visto como fundamental. “O trabalho tem contribuído consideravelmente para a execução das atividades da secretaria. É uma forma de estabelecer de forma prévia o que realizaremos ao longo do ano e aonde vamos chegar ao final da gestão”, disse o diretor de planejamento do órgão, Felipe de Lima.
     
    Para ele, as ações estratégicas orientam o órgão a identificar gargalos e oportunidades para o setor no Distrito Federal. O diretor também lembrou que o relatório sobre a atuação da secretaria em 2011 foi elaborado com base nas técnicas de mapa estratégico, indicadores e metas repassadas pela Secretaria de Planejamento. O material será apresentado na próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do DF (Condetur), no dia 30 de janeiro.
     
    Programa – O conceito de planejamento estratégico é transmitido aos participantes das oficinas ao longo de seis encontros, coordenados por especialistas em políticas públicas da Secretaria de Planejamento. Após ser apresentado à metodologia do projeto, o órgão que o implanta passa a definir, em conjunto com a secretaria, aspectos como missão e visão de trabalho; instruções para construção de quadro de indicadores e metas; e elaboração de iniciativas estratégicas, entre outros.
     
    A partir daí, o plano de ação é colocado em prática. Para garantir que as ações sejam de fato implantadas, o GDF monitora trimestralmente o desenvolvimento de cada projeto. O programa da Seplan faz parte do Plano Estratégico do Governo do Distrito Federal, cujo objetivo determinado pelo governador Agnelo Queiroz é promover uma gestão governamental harmônica, participativa, ética e comprometida com a ampliação do bem-estar de toda a sociedade brasiliense.
     
    Os sete macrodesafios – O PPA definiu sete macrodesafios – cada qual com seus objetivos estratégicos – que devem orientar todas as políticas públicas do governo:
     
    – realizar uma gestão eficaz, transparente e participativa, com foco no cidadão;  

    – garantir à população um atendimento de saúde integral e humanizado;  

    – aumentar a qualidade de vida, promovendo mobilidade com qualidade; garantindo moradia digna, ordenamento territorial e o uso sustentável dos recursos naturais;  

    – propiciar uma educação pública gratuita, democrática e de qualidade social para todos;  

    – reduzir as desigualdades sociais, superar a extrema pobreza no Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, garantindo renda, proporcionando acesso a serviços, gerando oportunidades de emprego e renda nas áreas rural e urbana;  

    – desenvolver a economia, com diversificação da base econômica, potencializando as vocações do DF;  

    – garantir Segurança Pública por meio do uso inteligente de recursos humanos e tecnológicos.

    00017174

    Foto: Pedro Ventura