Secretarias da Mulher do DF e Nacional firmam convênio para ampliar rede de Centros de Referências de Atendimento à Mulher

" /> Secretarias da Mulher do DF e Nacional firmam convênio para ampliar rede de Centros de Referências de Atendimento à Mulher

">

16/01/2012 às 03:00

Atendimento à mulher

Secretarias da Mulher do DF e Nacional firmam convênio para ampliar rede de Centros de Referências de Atendimento à Mulher

Por

Secretaria da Mulher

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SEMDF) e a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM) firmaram convênio no valor de R$ 1,4 milhão para a abertura de Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) em situação de violência nas Regiões Administrativas da Asa Sul (Quadra 102), Ceilândia, Planaltina, Gama e Taguatinga. Os recursos também serão utilizados na reestruturação do CRAM localizado na Rodoferroviária e na qualificação dos profissionais que trabalham nos centros.
 
A finalidade do convênio é ampliar os mecanismos de acolhimento às demandas das mulheres no Distrito Federal, com atendimento social, psicológico e jurídico, orientação e informação às mulheres em situação de violência na perspectiva de fortalecer a autoestima e construção da cidadania.
 
A secretária da Mulher do GDF, Olgamir Amancia, considera que o contrato entre as duas secretarias vai ser um importante instrumento para a promoção do atendimento, a orientação e o encaminhamento para os diferentes serviços da rede de acolhimento às mulheres vítimas de violências.
 
“Com a ampliação da rede de atendimento, poderemos realizar com maior eficácia o atendimento psicossocial e jurídico, prestar informações e orientações às mulheres sobre os seus direitos e organizar o fluxo operacional dos direitos das mulheres do DF”, destaca Olgamir Amancia. “Tudo isso deverá apoiar o enfrentamento e a redução dos índices de violência de gênero, contribuindo para firmarmos a cidadania das mulheres”, completa.
 
Segundo a subsecretária de Programas e Projetos da SEMDF e responsável técnica do projeto, Danielle Gruneich, os recursos servirão para equipar os CRAMs com materiais de informática, recursos audiovisuais, eletroeletrônicos, mobiliário, veículos e uma unidade móvel para a sensibilização e atenção às mulheres.