Secretaria de Justiça do DF presidirá Comissão Nacional de Políticas sobre Drogas. Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack é referência para o país

" /> Secretaria de Justiça do DF presidirá Comissão Nacional de Políticas sobre Drogas. Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack é referência para o país

">

18/01/2012 às 03:00

Políticas sobre Drogas

Secretaria de Justiça do DF presidirá Comissão Nacional de Políticas sobre Drogas. Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack é referência para o país

Por

    Secretaria de Comunicação

    Como reconhecimento ao plano de enfrentamento às drogas lançado pelo Governo do Distrito Federal, a Secretaria de Justiça do DF irá presidir a Comissão Nacional de Políticas sobre Drogas. A escolha foi feita durante o encontro do Conselho Nacional dos Secretários de Justiça (Consej), realizada nessa segunda-feira (16), no Ministério da Justiça, em cerimônia presidida pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
     
    A Comissão é formada por três membros, que foram escolhidos na reunião do Consej. A escolha foi baseada nos planos de enfrentamento às drogas de cada Unidade Federada. O secretário de Justiça do DF, Alírio Neto, assumirá a presidência da Comissão. Também compõem a Comissão os Estados do Ceará, com o secretário estadual de Justiça Elton Gurgel, e Minas Gerais, representado pelo secretário de Justiça Clovis Benevides. A posse será em 15 de fevereiro, com a presença da secretária Nacional Antidrogas, Paulina Duarte.
     
    “É gratificante para um gestor público ver o reconhecimento de um trabalho tão árduo e tão importante para a população. É o resultado do pioneirismo do governo Agnelo Queiroz no Distrito Federal. O Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, elaborado em apenas quatro meses, foi produzido com muito profissionalismo por especialistas de outros 15 órgãos do governo, além da colaboração de centenas de pessoas envolvidas nessa luta. Por isso obteve reconhecimento de especialistas no tema de todo o Brasil”, avaliou o secretário de Justiça em exercício, Jefferson Ribeiro.
     
    Ele destaca que o plano do GDF tem aspectos de inovação aliados a elementos estratégicos adequados à realidade da cidade. “É louvável a iniciativa do Ministério da Justiça em integrar os planos estaduais com o plano nacional. Encaramos a presidência dessa comissão não como um prêmio, mas como um novo desafio para a Secretaria de Justiça e o Governo do Distrito Federal”, afirmou.
     
    Plano DF – O Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas foi lançado pelo governador Agnelo Queiroz em agosto do ano passado. O projeto foi elaborado com a participação de 16 órgãos do GDF, em parceria com governo federal. As ações do plano contemplam a prevenção ao uso, o tratamento e a reinserção social de usuários, o combate ao tráfico de crack e de outras drogas ilícitas, a recuperação dos espaços públicos utilizados por traficantes e usuários e a devolução dessas áreas para a sociedade.

    00018963

    Foto: Secretaria de Justiça