Com um mês de funcionamento, a primeira Clínica da Família do Distrito Federal já realizou cerca de 800 consultas em suas instalações e mais de mil atendimentos preventivos em domicílios

" /> Com um mês de funcionamento, a primeira Clínica da Família do Distrito Federal já realizou cerca de 800 consultas em suas instalações e mais de mil atendimentos preventivos em domicílios

">

25/01/2012 às 03:00

Clínica da Família fez 1,8 mil atendimentos

Com um mês de funcionamento, a primeira Clínica da Família do Distrito Federal já realizou cerca de 800 consultas em suas instalações e mais de mil atendimentos preventivos em domicílios

Por

    Carlos Rezende, da Agência Brasília

    Considerada uma mudança de modelo em gestão de saúde pública, a primeira Clínica da Família do Distrito Federal completou um mês de funcionamento no último dia 20, registrando 800 consultas e mais de mil visitas domiciliares. Localizada na QR 523, em Samambaia, a unidade prioriza a prevenção de doenças e a atenção básica de aproximadamente 11 mil moradores. Outras quatro clínicas estão prevista para entrar em funcionamento na cidade. Destas, a da QS 122 está concluída e a da CS 314, em fase de conclusão. As demais, nas quadras 302 e 831, já possuem definidas as áreas onde serão instaladas e os locais passam por serviços de terraplanagem.
     
    Em plena expansão, o programa de criação das clinicas em diversas cidades do DF já tem representado significativas melhorias na vida de muita gente. A dona de casa Maria Barros de Souza, de 50 anos, é uma dessas pessoas. Ela esteve na clínica da Família na quarta-feira (24) para uma consulta. Maria Barros pegou receita médica e recebeu, gratuitamente, remédios para um problema de pressão alta que tem há três anos. “Fico com o corpo quente, tenho tontura e muita dificuldade para andar, por isso fiquei contente com esta clínica pertinho de casa”, disse.
     
    A estudante Rose Mare Cardoso, 27 anos, que também esteve na unidade, fez consulta de acompanhamento de sua filha, de um ano e meio. A menina tem, há dois meses, peso abaixo do normal. “Antes, precisávamos pegar lotação para ir até um local que fizesse acompanhamento pediátrico. Agora, venho andando com o carrinho de bebê até aqui”, contou, ao elogiar as facilidades obtidas com a clínica em Samambaia.
     
    Assistência básica – A Clínica da Saúde conta com três equipes da Estratégia Saúde da Família, totalizando três médicos, três enfermeiros, seis auxiliares de enfermagem, seis agentes comunitários e três dentistas. Nesse novo modelo de atenção básica, cada um dos agentes comunitários de saúde é responsável por visitar e verificar as condições de saúde dos moradores de aproximadamente 150 residências, conforme explicou a agente comunitária Marilaine Araújo de Souza. “Temos uma relação de proximidade com as áreas pelas quais ficamos responsáveis. Precisamos saber de tudo o que acontece e orientar as pessoas. Quando detectamos um caso de risco, solicitamos a visita da equipe médica”, explicou.
     
    Exemplo desse tipo de estratégia foi relatado pela dona de casa Ana Maria Vasconcelos, 30 anos. Há cinco meses ela passou por uma cirurgia de troca de válvulas em seu coração, no Hospital das Forças Armadas (HFA). Ainda com problemas para se locomover, sua recuperação tem sido acompanhada de perto pela agente comunitária da área. “Ela (a agente) está sempre aqui em casa e eu me sinto mais tranquila”, destacou.
     
    Grávida de sete meses, a atendente Francislaine David Rocha, 22 anos, também se disse contente com o acompanhamento da agente comunitária. “Nós nos sentimos mais protegidos. Nossa agente transferiu o meu tratamento pré-natal para a nova clínica. Agora que a barriga está ficando grande, não vou mais precisar pegar ônibus para ir ao médico”, salientou.
     
    Investimentos – Contando com infraestrutura moderna, cada unidade da Clínica da Família representa um investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões na construção e aquisição de equipamentos. “Nós vamos mudar a maneira como se faz saúde no DF, trazendo qualidade de vida, eficiência e resgatando a confiança do cidadão. Essa é a nossa prioridade”, afirmou o governador Agnelo Queiroz, durante a inauguração da primeira unidade, em dezembro passado.
     
    Segundo a diretora de atenção primária à Saúde de Samambaia, Paula Garcia, o maior ganho para o paciente foi o fato de que, com a clínica, a equipe da Estratégia Saúde da Família passou a ficar responsável por um menor contingente de moradores, uma vez que o centro de saúde tem como abrangência o atendimento de 30 mil habitantes. “Isso faz com que o atendimento seja mais individualizado e tenha maior agilidade”, ressaltou a diretora.
     
    A segunda Clínica da Família de Samambaia tem previsão de entrar em funcionamento nas próximas semanas, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF. A unidade vai contar com seis consultórios, sendo dois para exames preventivos de câncer do colo de útero, três gabinetes odontológicos, além de salas de escovação, curativos e medicação. O prédio tem instalações adaptadas para portadores de necessidades especiais e espaço para palestras.
     
    Mais três equipes da Estratégia Saúde da Família trabalharão na clínica. Como na unidade da QR 523, as equipes serão formadas por servidores aprovados em concurso público e convocados recentemente pela Secretaria de Saúde do DF.
     
    Outras cidades – Além de Samambaia, outras cidades também serão beneficiadas com o programa do Governo do Distrito Federal (GDF). Em Taguatinga, estão em fase de conclusão as obras da Clínica da Família que funcionará na QS 05 da Avenida Areal. Também foi iniciada a construção de uma clínica no Setor Hospitalar do Recanto das Emas. Em Sobradinho estão previstas a construção de outras duas unidades, já com os terrenos definidos: uma em Nova Colina e outra no Complexo da Saúde.

    00019410

    Foto: Pedro Ventura