Novo espaço de acolhimento para crianças que necessitam de tratamento cirúrgico ambulatorial possibilitará redução na fila de cirurgias pediátricas

" /> Novo espaço de acolhimento para crianças que necessitam de tratamento cirúrgico ambulatorial possibilitará redução na fila de cirurgias pediátricas

">

26/01/2012 às 03:00

HRAS inaugura sala de Clínica Dia

Novo espaço de acolhimento para crianças que necessitam de tratamento cirúrgico ambulatorial possibilitará redução na fila de cirurgias pediátricas

Por

Secretaria de Saúde

O Hospital Regional da Asa Sul (HRAS), em parceria com a Embaixada do Japão, inaugura nesta sexta-feira (27), às 9h, sala de Clínica Dia, que consiste em um novo espaço de acolhimento para crianças que necessitam de tratamento cirúrgico ambulatorial. O novo ambiente, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF, possibilitará redução na fila de cirurgias pediátricas.

A coordenadora geral de Saúde da Asa Sul, Roselle Bugarin Steenhouwer, enfatiza a importância da utilização do novo espaço. “A Clínica Dia é a materialização de um ano de trabalho, em que a Regional investiu na qualificação da gestão e da assistência ao paciente. O foco é a garantia de atendimento integral, universal, equânime e humanizado”, enfatiza.

A sala da Enfermaria de Cirurgia Pediátrica foi reformada com o princípio de ambiência hospitalar – proporcionar atenção acolhedora, humana e resolutiva – preconizado pelo Ministério da Saúde. Todo ambiente foi decorado com temática infantil, com o objetivo de promover bem-estar e entretenimento ao paciente, enquanto aguarda a hora do procedimento cirúrgico ou a alta hospitalar.
 
Para a gerente de Enfermagem do HRAS, Gerusa Amaral de Medeiros, humanização é a palavra de ordem da sala de Clínica Dia da Unidade de Clínicas Cirúrgicas Pediátricas. “Seja exemplo de amor e solidariedade para a criança. O reflexo virá no futuro, quando ele se tornar gente grande”, disse.
 
A unidade de cirurgia pediátrica do hospital é destinada ao atendimento de cirurgia eletiva, tais como: hérnia, cálculo de vesícula biliar, retirada do baço, hipospádia (malformação congênita no canal urinário). Também, cirurgias de emergência, como: apendicite, drenagem de tórax, abcessos, entre outros. No último ano, foram realizados 1.178 procedimentos cirúrgicos.