Acompanhado do governador Tião Viana e do secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, Agnelo Queiroz visitou unidades de Saúde e programas na área de desenvolvimento econômico e social
" /> Acompanhado do governador Tião Viana e do secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, Agnelo Queiroz visitou unidades de Saúde e programas na área de desenvolvimento econômico e social">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
27/01/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55
Acompanhado do governador Tião Viana e do secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, Agnelo Queiroz visitou unidades de Saúde e programas na área de desenvolvimento econômico e social
Secretaria de Comunicação, com informações da Secom-AC
O governador Agnelo Queiroz esteve nessa quinta-feira (26) em Rio Branco, no Acre, onde visitou programas da gestão do governador Tião Viana. A parte da manhã foi dedicada à área da Saúde e a tarde, a projetos e programas na área de desenvolvimento econômico e social.
Acompanhado do secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, Agnelo Queiroz visitou pela manhã unidades da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), o Centro de Saúde Augusto Hidalgo, o Pronto Socorro do Hospital de Urgência e Emergência, uma Unidade de Pronto Atendimento e a Maternidade de Rio Branco. O Acre foi apontado por uma pesquisa do Ministério da Saúde, realizada no fim do ano passado, como o melhor atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O governo do PT no Acre vem, nos últimos anos, estruturando um dos melhores sistemas de saúde do Brasil. Vim conhecer essas experiências de sucesso para inspirar nossa política de saúde pública. Apesar de as duas regiões terem características bem diferentes, é possível adaptá-las à nossa realidade”, explicou o governador Agnelo Queiroz.
Tião Viana destacou que Agnelo Queiroz e seu governo têm sido muito solidários com o Acre. “Alguns pacientes nossos que precisam de atendimento lá encontram dignidade e acolhida. O governador Agnelo veio conhecer experiências que estão dando certo aqui. É uma honra o Acre receber o governador e sua equipe”, declarou Viana.
O primeiro local visitado pelos governadores foi o Hospital das Clínicas (HC). Agnelo Queiroz conheceu a área onde são feitas as consultas e triagens dos pacientes que buscam atendimento no programa Saúde Itinerante Cuidando dos Seus Olhos. Em seguida, ambos participaram de um breve ato no auditório do HC, com cerca de 400 pacientes que já fizeram cirurgias para remoção da catarata.
“Já ouvi muitos relatos de pessoas que antes não conseguiam cozinhar, costurar, ler uma bíblia ou sequer sair de casa porque tinham medo de se machucar, mas que depois da cirurgia voltaram a enxergar e conseguem ler suas bíblias ou costurar uma roupa para o neto. São histórias assim que nos deixa feliz e que nos faz ver que o governo esta levando dignidade para esses idosos. Já são mais de 60 mil olhos que voltaram a enxergar”, disse o governador Tião Viana.
Agnelo Queiroz aprovou a iniciativa do Governo do Estado e ressaltou que este programa é um exemplo que deve ser seguido por outros governantes do Brasil. “Fico muito satisfeito em ver um programa como esse. A condição de enxergar garante qualidade de vida. A capacidade de enxergar é o que nos guia e isso devolve dignidade às pessoas. Com certeza nós vamos nos propor a fazer um trabalho semelhante no Distrito Federal”, disse Queiroz.
A segunda unidade de saúde que o governador do Distrito Federal conheceu foi a Unidade de Referência da Atenção primária (Urap) Eduardo Asmar. A terceira foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Segundo Distrito. Agnelo Queiroz visitou as áreas destinadas aos consultórios, ambulatórios, pacientes em observação e administração da UPA. O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) foi a quarta unidade a ser visitada pela comitiva de gestores.
O programa Saúde Itinerante, que leva serviços de diversas áreas de saúde a regiões mais isoladas do Acre, atendendo a indígenas, ribeirinhos e povos da floresta, foi um dos que mais chamou a atenção do governador Agnelo Queiroz. Ele demonstrou interesse em ter detalhes do projeto para estudar a possibilidade replicá-lo no Distrito Federal.
A última unidade de saúde que recebeu a comitiva foi a Maternidade Bárbara Heliodora. Lá, Agnelo Queiroz conheceu o programa Cegonha, que garante um conforto a mais para as mamães: depois de darem à luz, elas podem voltar de carro com seus filhos para casa.
“Nestas visitas eu e minha equipe pudemos conhecer projetos do Governo do Acre que são referências, especialmente na área de saúde. Aqui nós conhecemos métodos de tratamento planejado, humanizado, que de fato tem buscado resolver os problemas de saúde pública. Embora este seja um estado considerado pequeno da nossa Federação, tem mostrado o compromisso e a competência de seus governantes. Muito do que é feito aqui nós podemos aplicar no Distrito Federal”, concluiu Agnelo Queiroz.
Desenvolvimento econômico e social – Na parte da tarde, o governador Agnelo Queiroz visitou projetos e programas de governo acreano na área de desenvolvimento econômico e social, entre eles a Organização de Centro de Atendimento (OCA), uma unidade integrada de atendimento ao cidadão, nos moldes do Na Hora, que oferece diversos serviços públicos em um único espaço. Agnelo Queiroz conheceu também os principais investimentos do Governo do Acre, como a Indústria do Peixe, Pequenos Negócios, o Programa de Florestas, o Plano de Segurança e o Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PIDS/BNDES).
“Além de aprender muito com essas experiências, posso dizer que o Acre está no caminho certo para o desenvolvimento. Nesse primeiro ano de governo, mesmo com as limitações, o Tião Viana trabalhou muito com sua equipe”, afirmou.
Edital UPAs – Do Acre, o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, confirmou que em fevereiro sai o edital de chamamento para todas as Organizações Sociais que estão aptas a exercerem atividade médica no Distrito Federal. O objetivo é contratar, por meio de licitação, os serviços de pessoal da empresa vencedora para colocar as quatro UPAs do DF que já estão construídas para funcionar muito em breve.
Foto: Sérgio Vale