Sedest realiza cadastramento da população LGBT em programas sociais do governo federal

" /> Sedest realiza cadastramento da população LGBT em programas sociais do governo federal

">

30/01/2012 às 03:00

Cadastro social para LGBT

Sedest realiza cadastramento da população LGBT em programas sociais do governo federal

Por

Ailton Mesquita, da Secom

A partir de hoje (30/1), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) realiza o cadastro do público LGBT no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

A ação faz parte do programa DF Sem Miséria, uma ação de mobilização permanente para identificar famílias pobres e extremamente pobres que ainda não estão registradas no Cadastro Único. A medida também inclui catadores de materiais recicláveis, povos e comunidades tradicionais, bem como a população em situação de rua e pessoas que vivem em áreas rurais.

O cadastramento é realizado das 8h às 17h, no posto de cadastramento localizado no antigo Touring Club do Brasil (Setor Cultural Sul, bloco A), ao lado do Núcleo de Atendimento Especializado às Pessoas em Situação de Discriminação Sexual, Religiosa e Racial.

Cadastro Único – O Cadastro Único para Programas Sociais tem o objetivo de identificar famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total. Isso possibilita que governo conheça a realidade dessas famílias, com informações de todo o núcleo familiar.

Com os dados, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuam para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas e desenvolver suas potencialidades. Atualmente o Cadastro Único conta com mais de 19 milhões de famílias inscritas.

As informações podem ser utilizadas pelos governos estaduais e municipais para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas, possibilitando a análise das suas principais necessidades. Famílias com renda superior a meio salário mínimo também podem ser inscritas, desde que sua inserção esteja vinculada à inclusão e/ou permanência em programas sociais colocados em prática pelo poder público nas três esferas de Governo.