Tráfego na faixa exclusiva está permitido desde esta segunda-feira (30) para táxis e veículos escolares. Para conscientizar motoristas, DER-DF realiza blitzen educativas

" />  

Tráfego na faixa exclusiva está permitido desde esta segunda-feira (30) para táxis e veículos escolares. Para conscientizar motoristas, DER-DF realiza blitzen educativas

">

30/01/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Mudanças na EPNB

 

Tráfego na faixa exclusiva está permitido desde esta segunda-feira (30) para táxis e veículos escolares. Para conscientizar motoristas, DER-DF realiza blitzen educativas

Por

Renato Ferreira, da Agência Brasília

A semana começou com novidades para quem transita pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). A partir desta segunda-feira (30/1), está liberada a passagem de táxis e veículos escolares pela faixa exclusiva de ônibus da via. Com a volta às aulas das escolas particulares na manhã de hoje, e a dos colégios públicos no próximo dia 8, o Governo do Distrito Federal espera, com a medida, dar maior fluidez ao trânsito na via.

Até o dia 12, o período será de conscientização dos motoristas. Quem desrespeitar as regras será multado a partir de 13 de fevereiro. A penalidade será de R$ 53,23, além da perda de três pontos na carteira.

Blitz educativa – Na tarde de hoje, uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) fez uma espécie de blitz educativa na EPNB. Vestidos de palhaço e com roupas coloridas e chamativas, servidores e estagiários do órgão explicaram aos motoristas (que eram convidados a parar no acostamento) benefícios e vantagens do espaço delimitado para ônibus, táxis e veículos escolares.

“Este processo educativo é importante para que a faixa exclusiva não seja usada de maneira indevida e todos possam usufruir de um trânsito mais rápido e organizado”, disse o superintendente de Trânsito do DER-DF, Murilo Santos.

Redução de tempo – Com o advento da faixa, que está em operação desde 27 de dezembro, o tempo gasto entre as rodoviárias do Riacho Fundo e do Plano Piloto diminuiu, em média, 20 minutos, no percurso de ida de volta, para quem faz o trajeto de ônibus.

Para tornar a viagem de quem passa pela EPNB ainda mais rápida, o GDF também anunciou que o tráfego de caminhões pelo local seria proibido no horário de pico – das 6h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira,  desde hoje. Mas, para que a sinalização esteja adequada da forma devida, a mudança foi adiada em uma semana e entrará em vigor em 6 de fevereiro.

Corredor na EPTG – Além da EPNB, mais uma importante via do Distrito Federal também contará com um corredor exclusivo para ônibus. Nesta terça-feira (31) entrará em funcionamento o corredor da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). No caso da EPTG a faixa específica será a da esquerda, próxima ao canteiro central.

Ao contrário da EPNB, os coletivos que utilizarem o espaço não vão parar ao longo da via. Quem embarcar em um destes ônibus em Taguatinga –que estão sendo chamados de semiexpressos –  vai desembarcar a partir da Octogonal.

Quem tomar a condução no Plano Piloto, vai descer em Taguatinga ou em Ceilândia. Os outros coletivos, que param ao longo da EPTG, continuarão transitando normalmente pelas marginais.

A economia de tempo para quem optar pelos ônibus semiexpressos deve ficar em cerca de 15 minutos, no trajeto de ida e volta, de acordo com a autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Em um primeiro momento, 80 dos 400 ônibus que trafegam pela EPTG (20%) vão operar nas linhas do corredor exclusivo.

Como na Estrada Parque Núcleo Bandeirante, os motoristas de carros a passeio estão sendo orientados pelo DFTrans, DER-DF e Polícia Militar a não utilizarem o espaço. O período de conscientização também vai até 12 de fevereiro – eventuais multas começarão a ser aplicadas em 13 de fevereiro.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do DF, cerca de 200 mil veículos passam diariamente pela EPNB e pela EPTG (100 mil em cada uma das estradas).

000196760

Foto: Pedro Ventura