Forças de Segurança Pública iniciam período de fiscalização e conscientização de motoristas e alunos em novo ano letivo

" />

Forças de Segurança Pública iniciam período de fiscalização e conscientização de motoristas e alunos em novo ano letivo

">

31/01/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Volta às aulas com segurança

Forças de Segurança Pública iniciam período de fiscalização e conscientização de motoristas e alunos em novo ano letivo

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

Depois das férias é hora da volta às aulas para os alunos das escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Os estabelecimentos particulares de ensino estão reiniciando os trabalhos nesta semana. Já as escolas públicas retomam suas atividades no dia 8 de fevereiro. Para garantir o retorno dos estudantes com segurança e tranquilidade, órgãos diversos do Governo do Distrito Federal iniciaram, segunda-feira (30), trabalho educativo e de trânsito, dentro e fora das escolas.

Por parte da Secretaria de Segurança Pública, está sendo realizada, por meio da Polícia Militar (PMDF) e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a segunda edição do programa “Muita Calma Nesta Escola”, formado por ações integradas que objetivam semear a cultura de paz e segurança neste período.

A PMDF elencou, ainda no ano passado, as 40 escolas com maior número de ocorrências em suas proximidades e está realizando policiamento escolar comunitário, voltado para a pacificação nessas regiões. Por sua vez, o Detran-DF percorrerá as proximidades das escolas públicas e privadas do Distrito Federal onde há maior fluxo de veículos para orientar e fiscalizar os condutores sobre o trânsito e o transporte de estudantes.

O subcomandante do Batalhão Escolar da PMDF major Valtênio Antônio de Oliveira explicou que são realizados em todas as escolas do DF dois tipos de policiamento. Nas escolas elencadas pelo programa “Muita Calma Nesta Escola” é feito o policiamento fixo, nas demais o policiamento é rotativo – realizado por 47 viaturas e coordenado por cinco batalhões escolares. A PMDF ainda conta com o apoio de helicópteros da força, que são utilizados no patrulhamento das áreas de maior incidência de violência e tráfico.

Segundo o major Valtênio, para que o trabalho  surta efeito toda a comunidade escolar precisa estar envolvida nas atividades. “Sempre fazemos palestras, não só para os alunos, mas também para os professores e pais”, afirmou.

Semana de conscientização – Nesta primeira semana, o Detran-DF está realizando campanhas educativas, por meio da distribuição de panfletos e orientações que contribuem para facilitar o trânsito em áreas escolares e diminuir o risco de acidentes com os alunos.

No primeiro dia de campanha foram objetos das ações do Detran-DF a cidade de Planaltina e a Asa Sul, no Plano Piloto. Em Planaltina, a fiscalização foi itinerante, próximo às diversas escolas lá localizadas. O Detran-DF abordou e notificou motoristas de carros de passeio e transportes escolares. Na Asa Sul foram realizadas apenas ações educativas. Ao todo, foram abordados 60 veículos de transporte escolar – desses, 19 foram reprovados e, de acordo com o Detran-DF, liberados após reparos imediatos, feitos por oficinas mecânicas próximas à área.

O motorista de transporte escolar Francisco Luís Fernandes Júnior, que translada por dia cerca de 40 alunos, contou que todos são obrigados a usar o cinto. “Sempre há um ou outro que não quer o cinto ou prefere ficar em pé durante a viagem, mas sempre insistimos para que usem”, enfatizou.

Francisco Luís atua no ramo há seis anos e disse que os policiais do Batalhão de Trânsito e do Detran-DF sempre param os motoristas para instruí-los, o que considera bom para conscientizar estes profissionais. Conforme contou, a iniciativa tem estimulado as empresas e motoristas que, cada vez mais, têm levado semestralmente os veículos nos quais trabalham para a realização de revisões em oficinas mecânicas, como forma de deixar tudo correto para que sejam considerados aptos para o transporte escolar.

Ações preventivas – A PMDF intensificará as ações até o dia 15 de fevereiro, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e dos grupos teatrais “Lobo Guará” e “Rodovia”, que fazem apresentações nas escolas.

Major Valtênio explicou que, durante o ano letivo, são executadas também ações preventivas à violência e ao tráfico de entorpecentes próximos às escolas. “São operações como varreduras no material dos alunos, desde que haja autorização dos professores, e também fiscalização ao redor das escolas, em comércios que vendem bebidas alcoólicas e em casas de jogos, como lan houses”, acentuou.

Pais responsáveis – A autônoma Adélia Ferreira leva todos os dias os dois filhos, Paulo Diego (9 anos) e Pedro Henrique Ferreira de Freitas (2 anos), à escola. De acordo com ela as crianças já conhecem as regras e, assim que entram no carro, têm que colocar o cinto de segurança.

Adélia já passou por uma experiência desagradável com um dos filhos no carro e não quer repetir a situação. “Sempre há motoristas imprudentes no trânsito que causam colisões. Há um ano e meio eu estava com meu filho mais novo na cadeirinha e a babá com cinto de segurança. Se não fosse por isso teríamos nos machucado”, afirmou.

Durante todo o ano policiais do Batalhão de Trânsito (BPtrans) fazem a fiscalização nas proximidades das escolas do DF com o objetivo de evitar irregularidades, como motoristas que param na via para apanhar os filhos ou que, mesmo vendo alunos na faixa de pedestre prontos para atravessar não param seus veículos.

Segundo o cabo Jairo Velozo e o soldado Luiz Rodolpho Moura Costa, a presença de policiais próximos às escolas coíbe os abusos de motoristas e até mesmo de pedestres, que não se conscientizam sobre o uso da faixa. “Com a nossa presença o trânsito flui melhor, já que os motoristas nos veem aqui e evitam cometer infrações”, explicou o cabo Jairo.

A atuação positiva da PMDF no local é atestada pelos pais. “Se não fosse a presença deles aqui os motoristas não estariam respeitando os locais onde é proibido parar, nem tampouco a faixa de pedestres”, declarou Adélia.

Confira no link o calendário da Operação Volta às Aulas.

00019769