Na edição desta semana do programa Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destacou as medidas tomadas pelo Governo do Distrito Federal para minimizar os problemas causados pelas chuvas

" /> Na edição desta semana do programa Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destacou as medidas tomadas pelo Governo do Distrito Federal para minimizar os problemas causados pelas chuvas

">

07/02/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Ações para minimizar estragos da chuva

 

Na edição desta semana do programa Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destacou as medidas tomadas pelo Governo do Distrito Federal para minimizar os problemas causados pelas chuvas

Por

Secretaria de Comunicação

Foi ao ar na manhã desta terça-feira mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador. Agnelo Queiroz abordou as principais ações que estão sendo realizadas para minimizar os problemas causados pelas chuvas. Ele também destacou as medidas do GDF para reduzir o risco de incêndios durante o período da seca. “O governo se planeja para manter a cidade em boas condições durante o ano todo”, destacou Agnelo Queiroz.

O governador iniciou o programa informando que várias equipes do GDF estão nas ruas realizando serviços para reduzir os prejuízos causados pela chuva. No fim do ano passado, foram adquiridos veículos e equipamentos para essa operação. “Entreguei à Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) 35 veículos para a frota que cuida da recuperação emergencial do asfalto. Esses veículos novos estão todos trabalhando normalmente nas ruas do Distrito Federal”, afirmou Agnelo Queiroz.

Além da compra dos veículos, o GDF também investiu R$ 3,5 milhões na aquisição de máquinas para a recuperação do asfalto. “Capacitamos muitos funcionários para operar essas máquinas especiais. Colocamos o dobro de equipes na rua para fazer esse trabalho de limpeza geral”, ressaltou o governador.

Agnelo Queiroz informou que operações tapa-buracos foram realizadas na Estrada Parque Guará (EPGU), na Avenida L2 Sul e em várias áreas do Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga, entre outros. “Estamos fazendo isso em todo o Distrito Federal”, afirmou Agnelo Queiroz. O governador adiantou que, nas próximas obras, serão realizados testes prévios de qualidade do asfalto. “Além disso, as exigências serão maiores”, garantiu.

Bocas de lobo – Outra ação que está sendo realizada pelo GDF é a desobstrução de bocas de lobo. Esse serviço se concentrou principalmente no Plano Piloto e em Ceilândia Sul e Norte. A Novacap retirou, em média, todos os dias, cinco toneladas de lixo e entulho das bocas de lobo em várias cidades. “E isso é um fato que se repete todos os anos. No ano passado, limpamos 35 quilômetros de redes de água pluvial e 6 mil bocas de lobo”, contabilizou o governador.

Agnelo Queiroz destacou que, neste período de chuvas, é importante seguir as orientações da Defesa Civil. “As pessoas precisam ter mais atenção com o lixo jogado nas ruas. O excesso de entulho causa entupimento dos bueiros, o que acaba gerando os alagamentos. Até sofá é retirado das bocas de lobo”, enfatizou o governador. Outras precauções para esta época do ano são reforçar muros e paredes, construir calhas nos telhados e mantê-las limpas e não jogar lixo nas ruas, nem em encostas de rios e córregos.

A solicitação de serviços de recuperação de asfalto, limpeza de boca de lobo, roçagem de grama e poda de árvores pode ser feita pelo Disk-Novacap (3403.2626). O atendimento é das 7h às 19h, durante a semana, e das 8h às 18h, aos sábados.

Prevenções para a seca – Agnelo Queiroz adiantou que o GDF já está tomando providências para evitar incêndios durante o período da seca. “Entreguei uma quantidade enorme de viaturas para o Corpo de Bombeiros e adquirimos dois aviões de combate a incêndio, que são um dos melhores do mundo. No Brasil, só existem esses dois aqui do Distrito Federal”, afirmou o governador. Além disso, já foi realizada licitação para a compra de viaturas de combate a incêndio de última geração, que serão entregues a partir do meio do ano. “Com planejamento e equipamentos, estamos trabalhando para não termos o prejuízo que tivemos nos anos anteriores com grandes queimadas aqui no Distrito Federal”, enfatizou.

O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, prioridades para 2012, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária e Política de Resíduos Sólidos.

Todo o conteúdo do programa está disponível para ouvir e para download na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.

00020204