Ainda dá tempo para aproveitar os espetáculos do 1° Festival Internacional de Artes de Brasília, que termina dia 12. Nesta quarta (8) é dia do espetáculo Pedro e o Lobo

" /> Ainda dá tempo para aproveitar os espetáculos do 1° Festival Internacional de Artes de Brasília, que termina dia 12. Nesta quarta (8) é dia do espetáculo Pedro e o Lobo

">

08/02/2012 às 03:00

Últimos dias do FestiArte

Ainda dá tempo para aproveitar os espetáculos do 1° Festival Internacional de Artes de Brasília, que termina dia 12. Nesta quarta (8) é dia do espetáculo Pedro e o Lobo

Por

Cristina Ávila, da Agência Brasília

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e o Ballet de Brasília apresentam hoje, às 19h, na Sala Villa-Lobos, o espetáculo Pedro e o Lobo. A apresentação é uma das últimas chances de apreciar o 1º Festival Internacional de Artes de Brasília, que vem lotando salas de espetáculos desde o dia 4 de janeiro, com público estimado de 300 mil pessoas.
     
O espetáculo Pedro e o Lobo foi composto em 1936 pelo russo Sergei Prokofiev e trata da sonoridade dos instrumentos. Baseada em um conto russo, a obra contribui para que as crianças aprendam a distinguir timbres de uma orquestra. A Sinfônica do Teatro Nacional é regida pelo Maestro Cláudio Cohen. O ballet tem a direção de Giselle Santoro.
     
O FestiArte é um projeto do Governo do Distrito Federal, realizado pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação e com apoio da Secretaria de Turismo, Escola de Música de Brasília e embaixadas da Espanha, China, Venezuela, Dinamarca, México, Suécia e República Tcheca.
     
Até o dia 12, o FestiArte terá apresentado cinco mostras de cinema, três exposições de arte e fotografia, 58 shows e concertos, oito espetáculos de dança, 26 de teatro, peças infantis e circo, além de um sarau literário. Tudo isso em oito cidades do DF: Plano Piloto, Gama, Ceilândia, São Sebastião, Guará, Taguatinga, Sobradinho e Estrutural.
     
“Conseguimos democratizar o acesso aos espetáculos com uma programação plural e de qualidade, em um período entre janeiro e fevereiro, em que as portas das casas de espetáculo de Brasília se mantinham fechadas por quase uma década”, comemora a subsecretária de Políticas e Promoções Culturais da Secretaria de Cultura e coordenadora do FestiArte, Fátima de Deus. “Nós, que buscamos viabilizar políticas públicas, chegamos a essa reta final muito felizes”, completou.
     
A subsecretaria destaca que a Secretaria de Cultura tem recebido manifestações otimistas de artistas que participaram do festival. “Wagner Tiso disse que o FestiArte não foi apenas importante para Brasília, mas para o Brasil”, contou Fátima de Deis.
     
Programação
     
DIA 08/02
     
Orquestra Sinfônica do TNCS & Pedro e o Lobo (DF); às 10h e às 19h, na sala Villa Lobos do TNCS.
     
DIA 10/02
     
Dança e músicas tradicionais da China, espetáculo Festa da Primavera, às 20h, na sala Villa Lobos do TNCS.
     
Espetáculo Flor de Macambira com o grupo Ser Tão Teatro (PB); às 21h, na sala Martins Penna do TNCS.
     
Espetáculo Meu Chapéu é o Céu (DF); às 17h, na Administração da Estrutural.
     
Rasgacêro (MG); às 20h, Em Sobradinho.
     
DIA 11/02
     
Cacai Nunes (DF); e Roberto Corrêa (DF); às 20h, na sala Villa Lobos do TNCS.
     
Espetáculo Flor de Macambira com o grupo Ser Tão Teatro (PB); às 21h, na sala Martins Penna do TNCS.    
     
DIA 12/02
     
Ligiana Costa (DF); e Luíza Possi, às 20h, na sala Villa Lobos do TNCS.
     
Espetáculo O Cano do Circo Teatro Udi Grudi (DF); às 16 e às 20h, na sala Martins Penna do TNCS.
     
Espetáculo e Show com: Tambor-de-Crioula de Seu Teodoro e Pé do Cerrado, a partir das 18h, na Feira do Guará.
     
As Caixas, As Trouxas e a Fronha, Antônia Vilarinho (DF); às 20h em Sobradinho.
     
Entrada franca, de acordo com a lotação das salas.
     
Mais informações sobre espetáculos do FestiArte em http://festiarte2012.blogspot.com/