Lançada hoje, ação tem como objetivo prevenir a DSTs e Aids e quer conscientizar jovens entre 15 e 24 anos sobre os perigos de relações sem preservativos

" /> Lançada hoje, ação tem como objetivo prevenir a DSTs e Aids e quer conscientizar jovens entre 15 e 24 anos sobre os perigos de relações sem preservativos

">

09/02/2012 às 03:00

Campanha estimula uso da camisinha

Lançada hoje, ação tem como objetivo prevenir a DSTs e Aids e quer conscientizar jovens entre 15 e 24 anos sobre os perigos de relações sem preservativos

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde (SES), lançou nesta quinta-feira (9) a Campanha de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e HIV, com o tema “Neste carnaval, seja qual for o seu parceiro, use sempre camisinha”. O foco este ano são os jovens do sexo masculino entre 15 e 24 anos. O grupo teve um aumento de 10% no número de infectados por DSTs, nos últimos 12 anos. A Secretaria anunciou, ainda, que durante o período que compreende o carnaval, serão distribuídos cerca de 1,5 milhões de preservativos para foliões, empresas e entidades – 400 mil a mais do que é disponibilizado mensalmente.

De acordo com o diretor da Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Luiz Fernando Marques, no período de carnaval as relações sexuais ficam mais afloradas e os cuidados com o uso de preservativos diminuem, especialmente por conta do uso excessivo de álcool e outras substâncias.

Durante as comemorações, agentes do GDF distribuirão 350 mil leques com mensagens de incentivo ao uso da camisinha e cartilhas fornecidas pelo Ministério da Saúde, voltadas tanto para o público heterossexual, quanto para o homossexual. O objetivo da campanha local é prevenir os jovens.

Segundo o diretor, nos últimos anos o público de 15 a 24 anos tem ficado mais exposto à contaminação. Ele explicou que as relações homoafetivas fixas e eventuais entre homens têm sido as principais causas de transmissão. Já as contaminações de heterossexuais têm se dado também pelo compartilhamento de seringas, tanto no uso de entorpecentes quanto na aplicação de substâncias anabolizantes.

Por mês, são distribuídas cerca de 1,1 milhões de camisinhas no DF para empresas, centros de saúde e entidades da sociedade civil. Até agora, a SES ainda não recebeu pedido dos blocos que desfilam pelo DF, mas já está preparada para atender às demandas.

Faça o teste – A rede pública de saúde oferece a todos, de forma gratuita, o teste para HIV/AIDS em praticamente todas as unidades de saúde do DF e em hospitais de referência. Os interessados também podem procurar os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), como o da Rodoviária do Plano Piloto, e os Centros de Apoio Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPs-AD).

Está previsto para o mês de maio lançamento de campanha para estimular as pessoas que tenham feito sexo sem camisinha a fazerem o teste. O período seria suficiente para que pessoas que tenham suspeitas de ter contraído a doença saibam se estão ou não contaminadas. O prazo para a manifestação do vírus é de três meses.

“Quanto antes a pessoa souber melhor. O HIV, com o tempo, faz manifestar a Aids, síndrome que reduz a imunidade do infectado, por isso é importante a pessoa se tratar”, afirmou Luiz Fernando. No Distrito Federal são registrados 7.472 infectados pelo vírus HIV. Deste número 5.345 são homens e 2.127 mulheres, sendo que 23,8% são declaradamente heterossexuais. Entre as mulheres esse número é de 98% (heterossexuais). Na faixa etária entre 15 e 24 anos o DF registra a existência de 416 garotos infectados e 256 garotas.

Apesar de toda a informação existente sobre a doença e sobre como se prevenir, o diretor explicou que a informação “por si só não adianta”. Para que todo o processo possa resultar em uma prevenção eficaz as pessoas têm de ter consciência de que precisam saber se o seu parceiro também se previne e pedir que use camisinha.

Palestra – A Secretaria de Justiça do DF também realiza campanha com tema semelhante, intitulada “Carnaval Legal, Surdos contra as DST” por meio da Subsecretaria de Cidadania (Subcid). As atividades começam amanhã (10) com uma palestra de conscientização contra as doenças sexualmente transmissíveis. Será na Estação do Metrô da 114 Sul,na sala da Gerência da Central de Libras, às 14h30.

As vagas são limitadas e os interessados podem inscrever-se pelo e-mail gecil.libras@sejus.df.gov.br, enviando os seguintes dados: nome completo, data de nascimento e telefone. Contatos: Eduardo Monteiro (9263-8924) Rafael Varanda (9301-8453).

00020409