Durante o programa de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destacou a Lei do Carnaval e adiantou que está em estudo um novo e definitivo local para a construção do sambódromo

" /> Durante o programa de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destacou a Lei do Carnaval e adiantou que está em estudo um novo e definitivo local para a construção do sambódromo

">

14/02/2012 às 03:00

Carnaval de paz, Carnaval de alegria

Durante o programa de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destacou a Lei do Carnaval e adiantou que está em estudo um novo e definitivo local para a construção do sambódromo

Por

Secretaria de Comunicação

Foi ao ar na manhã desta terça-feira mais uma edição do programa de rádio Conversa com o Governador. Agnelo Queiroz apresentou a programação preparada pelo GDF para o carnaval deste ano e comentou a Lei do Carnaval, que dará diretrizes para a realização da festa no Distrito Federal.
 
Aprovada em 29 de dezembro de 2011, a Lei do Carnaval (Lei Distrital nº 4.738) normatiza e organiza o carnaval no Distrito Federal, possibilitando um melhor planejamento desta que está entre as maiores festas do Brasil. “Com isso, vamos superar as dificuldades atuais para repassar recursos com antecedência. Vamos estimular e assegurar que as escolas tenham a sua sede própria para poder trabalhar durante todo o ano. E viabilizar essa sede como um espaço cultural de cada cidade, aberta nos finais de semana”, destacou o governador.
 
Ele explica que o objetivo é que as sedes funcionem o ano inteiro e sejam um espaço para geração de renda, por meio da promoção de shows e outros eventos. Também serão locais para a realização de cursos profissionalizantes. “O carnaval, essa manifestação cultural, gera várias possibilidades, como, por exemplo, ensinar instrumentos musicais para as crianças, a parte de corte e costura, alegorias, a parte de arte. Então é muito importante que isso seja feito pela comunidade ao longo do tempo e não apenas no período do carnaval”, detalhou.
 
Desfiles 2012 – Neste ano, o carnaval de Brasília terá programação para todos os gostos e idades. Os desfiles das escolas de samba no Ceilambódromo começarão no sábado, dia 18, e seguem até a terça-feira, dia 21. No mesmo período, também haverá os desfiles dos já tradicionais blocos de rua, como Pacotão, Galinho de Brasília e outros, pelas ruas do Plano Piloto. Mas o governador ressaltou que a folia também se espalhará pelas cidades do DF. “São várias as cidades que vão oferecer algum tipo de oportunidade para brincar o carnaval. Neste ano estamos fazendo o nosso carnaval, que será um carnaval de paz, um carnaval de alegria”, apontou.
 
Durante o programa, Agnelo Queiroz comentou também a possibilidade da construção de um sambódromo no Plano Piloto. “Esse é um grande sonho da cidade, das escolas, e vamos trabalhar nessa direção. Estamos vendo um local que possa ser definitivo e central, que facilite a vida de todas as escolas, de todas as cidades e, ao mesmo tempo, possibilite um acesso facilitado para os turistas e para o povo do Distrito Federal”, disse o governador. “Esse local também será um novo espaço cultural na cidade, multiuso, não apenas para o carnaval. Vamos trabalhar firme logo após este carnaval de 2012. Vamos trabalhar tendo em vista um espaço definitivo para o nosso carnaval”, enfatizou Agnelo Queiroz.
 
O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.
 
Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, prioridades para 2012, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária e Política de Resíduos Sólidos.
 
Todo o conteúdo do programa está disponível para ouvir e para download na página da Agência Brasília de Notícias na internet: www.agenciabrasilia.df.gov.br/conversacomogovernador. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.

00020797