Primeiros a se apresentarem entre os grupos do samba no sábado (18), os chamados blocos de enredo desfilarão no Ceilambódromo com temas em homenagem à cultura popular
" /> Primeiros a se apresentarem entre os grupos do samba no sábado (18), os chamados blocos de enredo desfilarão no Ceilambódromo com temas em homenagem à cultura popular">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/02/2012 às 03:00
Primeiros a se apresentarem entre os grupos do samba no sábado (18), os chamados blocos de enredo desfilarão no Ceilambódromo com temas em homenagem à cultura popular
Evelin Campos, da Agência Brasília
Os blocos de enredo do Distrito Federal vão abrir a primeira noite de festa no Ceilambódromo, no Carnaval deste ano. As apresentações serão realizadas no sábado (18), no período entre 21h e 24h. Ao todo, entrarão na avenida quatro blocos, cada um com 40 minutos de desfile para arrebatar o público e os jurados.
Embora parecidos com as escolas de samba, esses blocos possuem samba-enredo normalmente mais curto que os das escolas. Em Brasília, o grupo forma uma categoria específica no carnaval, que integra a terceira divisão – atrás dos grupos especial e de acesso.
O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Brasília (Uniesbe), Geomá Leite, destacou a nova roupagem dos blocos como a principal característica do grupo este ano. “Antes, os desfiles dos blocos de enredo eram livres. Agora precisam seguir um regulamento que prevê enredos, fantasias e alegorias, entre outros aparatos. Neste carnaval os blocos contarão histórias de uma forma renovada, com mais energia e beleza”, revelou, ao acrescentar que “os blocos de enredo são embriões de escolas de samba”.
Os quesitos avaliados pelos jurados na categoria blocos de enredo são os mesmos dos demais grupos. Ao todo são nove itens, sendo eles “fantasia”; “mestre-sala e porta-bandeira”; “conjunto e evolução”; “harmonia”; “enredo”; “samba-enredo”; “bateria”; “comissão de frente” e “alegorias e adereços”. O júri será composto por 27 avaliadores, distribuídos igualmente em três cabines.
Blocos – Os desfiles dos blocos de enredo este ano serão marcados pelas homenagens a pessoas, lugares e culturas. A Associação Carnavalesca Esportiva Cultural e de Desenvolvimento Social Acadêmicos do Riacho Fundo II será a primeira a se apresentar, com o enredo “Brasília: Capital da Cultura Miscigenada”. Cerca de 230 integrantes e um carro alegórico confeccionado por aproximadamente 20 pessoas vão mostrar a variedade artística da cidade, com manifestações de todos os cantos do país.
“Temos no DF pessoas de Norte a Sul. Então vamos levar para a avenida o forró, a cavalhada, a capoeira e a tradição do clube do choro, por exemplo. Nossa intenção é chamar a atenção para a cultura diversificada da capital, inclusive do carnaval”, acentuou o gerente de Carnaval da Acadêmicos do Riacho Fundo II, Ezequiel Jorge dos Santos.
Além da homenagem aos vários estilos culturais da cidade, o bloco vai homenagear Teodoro Freire – o “seu Teodoro” – como era mais conhecido, falecido recentemente. Maranhense, seu Teodoro teve atuação destacada na disseminação da cultura nordestina no DF e foi, também, o fundador do grupo em 2008.
Orquestra – No Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigante da Colina, representante do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), o clima é de empolgação. O enredo do bloco, intitulado “Orquestra dos Meninos”, conta a história (que virou filme) do maestro pernambucano Mozart Vieira, perseguido por seu idealismo ao montar uma orquestra com meninos pobres na pequena cidade de São Caetano (PE).
O bloco se prepara para a realização de desfile com 300 pessoas e um carro alegórico, que promete surpreender, segundo o presidente da agremiação, Fabiano Duarte. “Vamos brigar pelo título com um enredo nordestino e encantador. Além disso, nosso carro alegórico, apesar de único, vai surpreender pelo tamanho e pela beleza. Esperamos que o público goste”, disse o dirigente.
Indígenas – A Agremiação Carnavalesca Escola de Samba Unidos de Planaltina, bloco mais antigo do DF, foi fundada em 2001 e começou a desfilar em 2002. Este ano a agremiação traz o enredo “A Saga dos Heróis Indígenas”, que vai contar histórias como a dos pampas do Rio Grande do Sul, da índia Jurema, do Pajé Juruna e do estado do Amazonas.
O bloco conta com o trabalho de 12 pessoas na montagem do desfile. Vai atravessar o Ceilambódromo com 200 integrantes e um carro alegórico. A expectativa é de vitória. “Estamos trabalhando pelo primeiro lugar. Essa é a meta. Vamos realizar um carnaval com dignidade e muita beleza, com fantasias e passistas bem trabalhadas”, enfatizou o presidente da Unidos de Planaltina, Cícero da Conceição.
Mito – Criada em 2009, a Associação Recreativa e Cultural Unidos do Varjão vai desfilar com o tema “O Mito do Calango Voador”, em homenagem ao grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, que alimenta a história por meio de danças, músicas e brincadeiras. Surgido no Distrito Federal, o mito é um folclore do cerrado. Para narrar esse conto da cultura popular ao público a Unidos do Varjão levará para avenida cerca de 200 componentes, um carro alegórico e uma alegoria. Os preparativos, em fase de finalização, são produzidos pela comunidade do Varjão.
Somente no barracão trabalham 15 pessoas, que durante o ano também se envolvem com oficinas de música, dança e percussão, como forma de se preparar para o Carnaval. “Queremos, sobretudo, mostrar o potencial cultural do Varjão. Independente de sermos campeões ou não, vamos mostrar nossa força e, com isso, os resultados virão. Temos uma comunidade envolvida, com o samba-enredo na ponta da língua”, salientou o diretor de Carnaval do bloco, Carlos Pereira.
Serviço
Desfile dos blocos de enredo do DF
Data: 18/02/2012 (Sábado)
Local: Ceilambódromo
Apresentações:
– Associação Carnavalesca Esportiva Cultural e de Desenvolvimento Social
Horário: 21h
– Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigante da Colina
Horário: 22h
– Agremiação Carnavalesca Escola de Samba Unidos de Planaltina
Horário: 23h
– Associação Recreativa e Cultural Unidos do Varjão
Horário: 24h