Hospital Regional tem nova unidade, com capacidade de atendimento para emergências clínicas e traumáticas

" /> Hospital Regional tem nova unidade, com capacidade de atendimento para emergências clínicas e traumáticas

">

17/02/2012 às 03:00

Guará ganha Centro de Urgências

Hospital Regional tem nova unidade, com capacidade de atendimento para emergências clínicas e traumáticas

Por

Da Secretaria de Saúde

Começa a funcionar nesta sexta-feira (17) o Centro de Urgências do Hospital Regional do Guará (HRGu), instalado no pronto-socorro. A nova unidade receberá os pacientes que necessitam ser estabilizados em emergências clínicas e traumáticas. No local, serão feitas ressuscitação cardiopulmonar, intubação, ventilação mecânica, imobilização de vítimas de acidentes de transito, avaliação cardiológica e neurológica, além de pequenos procedimentos cirúrgicos tais como colocação de dreno de tórax e suturas diversas.
 
A equipe do Centro de Urgências, composta por médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem e administrativo, será formada por servidores do HRGu e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que já foram devidamente treinados.
 
O Centro contará com três salas, chamadas de Sala Vermelha – destinada e equipada para o recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências clínicas e traumáticas; Sala Amarela – destinada à assistência de pacientes semicríticos, onde serão realizados monitorização cardíaca e de sinais vitais, observação do estado do paciente e suporte de oxigênio (não invasivo); e Sala de Procedimentos, que será reservada à enfermagem para curativos diversos, cateterismo vesical, sondagem nosogástrica e controle dos sinais vitais.