Acadêmicos do Riacho Fundo II, Gigantes da Colina, Unidos de Planaltina e Unidos do Varjão duelaram com samba nos pés e muita vontade no primeiro dia de Carnaval do Ceilambódromo

" /> Acadêmicos do Riacho Fundo II, Gigantes da Colina, Unidos de Planaltina e Unidos do Varjão duelaram com samba nos pés e muita vontade no primeiro dia de Carnaval do Ceilambódromo

">

19/02/2012 às 03:00

Blocos de Enredo no Ceilambódromo

Acadêmicos do Riacho Fundo II, Gigantes da Colina, Unidos de Planaltina e Unidos do Varjão duelaram com samba nos pés e muita vontade no primeiro dia de Carnaval do Ceilambódromo

Por

Carlos Rezende, da Agência Brasília

A chuva ameaçou, mas não atrapalhou o primeiro dia de desfiles do Carnaval de 2012 no Ceilambódromo, na noite de sábado (18). Os Blocos de Enredo Acadêmicos do Riacho Fundo II, Gigantes da Colina, Unidos de Planaltina e Unidos do Varjão mostraram disposição e duelaram com samba nos pés e muita vontade para chegar ao Grupo de Acesso no próximo ano.
 
Com aproximadamente 175 integrantes e com o tema Riacho Fundo Festeja as Manifestações Culturais do DF, a Acadêmicos do Riacho Fundo II fez o desfile de estreia do Ceilambódromo no Carnaval de 2012. A escola trouxe como proposta de enredo a apresentação da grande variedade cultural existente na capital federal, representada pela história do Boi do Seu Teodoro. “Este ano, fizemos uma homenagem ao saudoso Teodoro, um grande artista e ícone da cultura candanga que nos deixou recentemente”, explicou o presidente e fundador da escola, Assis Almada.

00021359.21
 
Puxado pelo carro alegórico Brasília Berço Cultural, a escola mostrou em suas alas as culturas do chorinho, do hip hop, da cavalhada e do rock brasiliense, entre outras. “Preparamos o desfile como o povo de Brasília merece e gosta de ver e acredito que, dentro de nossas limitações, fizemos o que podia ser feito. Agora é aguardar o resultado”, avaliou Almada, já na área de dispersão do Ceilambódromo.
 
Em seguida, com uma apresentação simples, mas contagiante, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigante da Colina levantou os cerca de 3 mil expectadores do evento e fez todo mundo sambar ao som do samba-enredo A Orquestra dos Meninos, a Saga de um Mozart Nordestino.

00021369.22
 
Trazendo para o Ceilambódromo cerca de 190 componentes, a escola contou a história do pernambucano Mozart Vieira, um homem corajoso que enfrentou a elite invejosa do agreste pernambucano, armado apenas de flauta, violão e tambor.
 
Por pouco um acidente de trânsito não estragou os planos de ascensão da escola. Seu único carro alegórico, intitulado O Agreste Pernambucano e o Coreto, se chocou contra o guincho que o transportava para o Ceilambódromo e foi seriamente danificado. Felizmente o trabalho intenso da equipe de manutenção conseguiu recuperar a alegoria, que ficou pronta minutos antes do início do desfile.
 
Exausto, Fabiano Leitão Duarte, presidente da Gigantes da Colina, escola que representa a comunidade do Setor de Industrias de Abastecimento (SIA), chegou a passar mal no final do desfile. “Faz três dias que eu não durmo e o acidente na última hora acabou comigo, mas adorei o desfile e estou confiante em minha escola”, desabafou.
 
Já eram 23h20 quando fogos de artifício anunciaram a terceira escola a desfilar pelo Ceilambódromo no sábado de Carnaval: a Unidos de Planaltina. Em 40 minutos, a escola desenvolveu o enredo A Saga dos Heróis Indígenas, que contou a lenda do guerreiro guarani Sepé Tiaraju. Bom combatente e estrategista, tornou-se líder das milícias indígenas que atuaram contra as tropas luso-brasileira e espanhola na chamada Guerra Guaranítica, entre 1750 e 1756.

00021385.23
 
O presidente da escola, Cícero de Planaltina, explicou que os cerca de 185 componentes que desfilaram pela escola iniciaram os ensaios com cerca de dois meses de antecedência. “Apesar das dificuldades conseguimos realizar um ótimo desfile”, disse, confiante.
 
O tempo já tinha começado a virar e algumas pequenas e esparsas gotas de chuva ameaçavam os 200 integrantes da Associação Recreativa e Cultural Unidos do Varjão em seus minutos finais de desfile pelo Ceilambódromo. Mas a chuva não firmou e a escola pode concluir com calma sua apresentação.

00021402.24
 
A Unidos do Varjão trouxe para a avenida os mitos e tradições culturais que habitam o imaginário popular do Distrito Federal. Entre elas, o Calango Voador, figura mítica alimentada por meio de músicas, danças e brincadeiras do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Trazendo, com isso, do sobrenatural para a realidade, modernas figuras culturais ligadas ao Cerrado.
 
“Estou muito satisfeito com a nossa apresentação”, avaliou o presidente da escola, Manoel Veras. “A comunidade do Varjão chegou junto e cooperou para a realização desta maravilha de desfile. Estamos confiantes na subida para o grupo de acesso em 2013″, completou Veras.
 
Neste domingo (19), começam os desfiles do Grupo de Acesso a partir das 20h. Segundo a programação, a primeira escola a passar pelo Ceilambódromo será a Unidos da Vila Paranoá, seguido pelo Projeto Colibri e pelo Império do Guará. A segunda noite de desfiles será encerrada com a apresentação da escola Acadêmicos de Santa Maria.

00021352.25