Tradicional bloco Galinho de Brasília comemora 20 anos de frevo e arrasta mais de 5 mil foliões da concentração até o Granfolia, na Esplanada dos Ministérios

" /> Tradicional bloco Galinho de Brasília comemora 20 anos de frevo e arrasta mais de 5 mil foliões da concentração até o Granfolia, na Esplanada dos Ministérios

">

19/02/2012 às 03:00

Frevo pelas ruas de Brasília

Tradicional bloco Galinho de Brasília comemora 20 anos de frevo e arrasta mais de 5 mil foliões da concentração até o Granfolia, na Esplanada dos Ministérios

Por

Felipe Romero, da Secom

Alegria e descontração marcaram o primeiro dia de desfile do Galinho de Brasília, tradicional bloco do Carnaval de rua da capital. De crianças a idosos, mais de 5 mil pessoas caíram no frevo, acompanhando o bloco desde a concentração no Setor de Autarquias Sul até o Granfolia, na Esplanada dos Ministérios. Em 2012, em que completa duas décadas, o bloco homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, com todos os organizadores e familiares usando roupas típicas de cangaceiros. A organização do Galinho espera reunir 40 mil pessoas no desfile de segunda-feira (21), dia tradicional do bloco e data exata do aniversário de 20 anos.

Além de Gonzagão, os fundadores do bloco já falecidos também são homenageados pelo Galinho com bonecos gigantes. “Cada fundador que morre ganha um boneco. Espero ser o último”, brinca o presidente Franklin Torres. Pernambucano de Caruaru, Franklin foi um dos 22 foliões que criou o bloco às vésperas do Carnaval de 1992. “Nos primeiros anos, a gente corria atrás das pessoas. Todo mundo dizia que o Galinho era um bloco de idosos e meninos, porque o pai trazia o menino para a festa. Hoje em dia aquela meninada já está com mais de 20 anos e é parte integrante do bloco, chama os amigos pra festa”, conta Franklin, há 50 anos em Brasília.

00021300

Os pernambucanos Marília Passos e Carlos Alberto Junior aproveitaram a festa, que contou com mais de 600 policiais garantindo a segurança do desfile. Morando há cinco anos em Brasília, o casal – que chegou no início da concentração, às 16 horas – aproveita o Carnaval para matar as saudades da terra natal. “Onde o pernambucano chega, monta um bloco”, brinca Marília, que conta acompanhar também os desfiles de pré-carnaval do bloco Suvaco da Asa, também fundado por pernambucanos. “Só não participamos do Galinho sempre por termos filho pequeno”, conta Carlos Alberto.
 
Mas a festa também é para os pequenos. Sheyla Sampaio levou a filha Maria Luiza, de 5 anos, para curtir a folia. Foi a estreia das duas no bloco. “Ela está adorando, já conheceu outras crianças e entrou no clima”, contou. “É um clima familiar, dá para aproveitar bastante”, afirmou a mãe, que se fantasiou de pirata para acompanhar a filha vestida de odalisca na festa e as amigas Ludmila Nery e Ester Martins. “Já baixamos a programação pela internet e vamos acompanhar vários blocos durante o Carnaval”, conta Ester, fantasiada de Fada Sininho.
 
Quem também se preparou para aproveitar ao máximo os quatro dias de folia foram as estudantes de Artes Cênicas Lorena Aloli, Diana Cunha e Jazz Vasconcelos. “Estamos viajando em Brasília, vamos ficar o Carnaval todo fora de casa, conhecendo os blocos e festas em vários lugares do DF”, conta Diana. As amigas chegaram cedo à concentração para fazer pinturas de rosto nas crianças, além de performances artísticas.
 
O bloco deixou a concentração por volta das 18h30, e a equipe de limpeza do SLU já começou os trabalhos para deixar as ruas limpas. “Mesmo trabalhando, dá para curtir a festa”, afirmou a gari Neusa Soares.
 
Nem a forte chuva que caiu durante o percurso até a comercial da 203/204 Sul desanimou os foliões. Enquanto muitos esperavam a chuva passar embaixo dos blocos das quadras próximas, os estudantes Bruno Lima e Rafaela Marrocos  continuaram seguindo o bloco, na chuva. “Não dá para desanimar, e dançando nem sentimos frio”, disse Rafaela.
 
Foi nessa comercial que o Galinho foi criado, e a passagem do bloco pela quadra foi saudada com uma queima de fogos. O mar de gente passou por baixo das tesourinhas e seguiu até o Granfolia pela W2.
 
O Galinho de Brasília volta a desfilar na segunda-feira, com concentração no Setor de Autarquias Sul a partir das 16h, com chegada no Granfolia prevista para as 22hs. A banda do Galinho se apresenta domingo e terça-feira no Granfolia, às 19h.

00021309