Acadêmicos da Asa Norte é a grande campeã do grupo especial, com enredo em homenagem aos 50 anos da Universidade de Brasília. Aruc e Águia Imperial ficaram em segundo e terceiro lugares
" /> Acadêmicos da Asa Norte é a grande campeã do grupo especial, com enredo em homenagem aos 50 anos da Universidade de Brasília. Aruc e Águia Imperial ficaram em segundo e terceiro lugares">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
23/02/2012 às 03:00
Acadêmicos da Asa Norte é a grande campeã do grupo especial, com enredo em homenagem aos 50 anos da Universidade de Brasília. Aruc e Águia Imperial ficaram em segundo e terceiro lugares
Evelin Campos e Suzano Almeida, da Agência Brasília
A Acadêmicos da Asa Norte é a grande campeã do Carnaval 2012 no Distrito Federal. A agremiação esperou 27 anos para levantar novamente o troféu de vencedora do grupo especial. Com o enredo Do Saber ao ouro: 50 anos de história da UnB!, a escola que homenageou a Universidade de Brasília somou 269,2 pontos e se destacou pela empolgação dos cerca de 730 integrantes que desfilaram na noite de terça-feira (21).
No Grupo de Acesso a vencedora foi a Associação Carnavalesca Recreativa e Cultural Acadêmicos de Santa Maria, com 268 pontos. Entre os Blocos de Enredo a primeira colocada foi a Associação Recreativa e Cultural Unidos do Varjão, que conquistou 267,3 pontos.
A apuração dos resultados dos desfiles das escolas de samba foi realizada na manhã de hoje no Ceilambódromo. De acordo com a Polícia Militar do DF, cerca de 1,5 mil pessoas assistiram a contagem dos pontos das três categorias – Grupo Especial, Grupo de Acesso e Blocos de Enredo.
O presidente da Acadêmicos, Robson Farias, agradeceu a todos os que contribuíram para o desfile da escola. “Agradeço à comunidade, que se empenhou no barracão para ajudar. E também à nova diretoria, que mudou a organização da escola e possibilitou o título”, destacou.
Experiente no carnaval da agremiação, Tais Campelo desfila desde os três anos de idade e há sete é primeira porta-bandeira da Acadêmicos. “A escola é tudo para mim. Entrávamos no barracão logo cedo, não saímos para almoçar e muitas vezes virávamos a noite”, lembrou.
Aruc e Águia Imperial – Em segundo lugar ficou a Associação Recreativa e Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), que passou a faixa à Acadêmicos da Asa Norte por 0,5 ponto de diferença, contabilizando 268,7 pontos. Campeã do grupo especial em 2011, a Aruc investiu em uma homenagem ao pintor paulista Cândido Portinari ao levar para o Ceilambódromo o enredo Portinari – as cores e as caras do Brasil.
A Águia Imperial de Ceilândia ficou em terceiro lugar com o enredo Brasil, 90 anos de modernismo, seguida da Mocidade do Gama, que desfilou o tema Rituais caiapó, o real que não é visto. A Bola Preta de Sobradinho ocupou a quinta posição e levou para a avenida o enredo China – rompendo a muralha e abraçando o mundo.
Em sexto lugar ficou o Grêmio Recreativo Escola de Samba Capela Imperial, de Taguatinga. A escola foi rebaixada para o grupo de acesso com a nota mais baixa da elite – 259,4 pontos. A agremiação foi penalizada pelo atraso na entrada e por desfilar com apenas 500 integrantes, número inferior ao mínimo previsto no regulamento. O enredo foi Capela canta Elis e Elis encanta o Brasil.
Transparência na apuração – Os desfiles deste ano ocorreram de sábado (18) a terça-feira (21). Quem abriu a avenida em Ceilândia foram os blocos de enredo, com a passagem de oito escolas. No domingo (19) e na segunda-feira (20) foi a vez das nove escolas do grupo de acesso. Encerrando o carnaval no Ceilambódromo desfilaram as seis escolas do grupo especial.
O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Brasília (Uniesbe), Geomá Leite, destacou a transparência da apuração dos desfiles. “Toda a preparação do evento e a apuração dos resultados ocorreram com muita transparência, dentro do esperado. Queremos parabenizar as agremiações carnavalescas e pedir que todas trabalhem forte para o ano que vem”, disse.
O diretor de Carnaval da Uniesbe, Adriano Gardini, falou do nível das escolas de samba este ano, o que deixou satisfeita a organização. “Estou muito feliz porque todas as escolas vieram com qualidade e apresentaram bons enredos. O público sempre comparece, mas desejamos que no próximo ano mais pessoas venham prestigiar os desfiles”, acentuou.
Grupo de Acesso – A Associação Carnavalesca Recreativa e Cultural Acadêmicos de Santa Maria levantou o troféu pelo grupo de acesso e garantiu uma vaga no grupo especial no Carnaval 2013. A escola encerrou o primeiro dia de desfiles da categoria, no domingo (19), e falou de amor com o enredo Coração, a vida que se faz viva. O total de pontos da escola foi de 268.
O diretor de Carnaval da Acadêmicos de Santa Maria, Gilson Reis, destacou a surpresa que teve na escola. “A sensação é diferente. Passei 32 anos na Aruc, que é uma escola mais tradicional e estruturada. Mas, na Santa Maria, vi a força da comunidade, fundamental para alcançarmos o título”, ressaltou Reis.
O Grêmio Recreativo Carnavalesco União da Vila Planalto e Lago Sul recebeu a menor nota – 253,9 – e foi rebaixada para a categoria dos blocos de enredo.
Blocos de Enredo – O primeiro lugar na categoria dos blocos de enredo ficou com a Associação Recreativa e Cultural Unidos do Varjão, que no ano que vem desfilará no grupo de acesso. O bloco, que conquistou 267,3 pontos, entrou com o tema O Mito do Calango Voador, sobre mitos e tradições culturais que habitam o imaginário popular do Distrito Federal.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigante da Colina, representante do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), ficou com a segunda posição e somou 265,1 pontos no enredo Orquestra dos Meninos. A terceira colocada foi Associação Carnavalesca Esportiva Cultural e de Desenvolvimento Social Acadêmicos do Riacho Fundo II, que levou 253,7 pontos com o enredo Brasília: Capital da Cultura Miscigenada. Em quarto e último lugar ficou a Agremiação Carnavalesca Escola de Samba Unidos de Planaltina. O bloco apresentou o enredo A Saga dos Heróis Indígenas e recebeu 251,6 pontos.
Campeãs do Carnaval 2012 – Grupo especial |
1º lugar |
Acadêmicos da Asa Norte |
2º lugar |
Associação Recreativa e Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) |
3º lugar |
Águia Imperial de Ceilândia |
Em sexto lugar ficou o Grêmio Recreativo Escola de Samba Capela Imperial, de Taguatinga. A escola foi rebaixada para o grupo de acesso com a nota mais baixa da elite.
Campeãs do Carnaval 2012 – Grupo de acesso |
|
1º lugar |
Associação Carnavalesca Recreativa e Cultural Acadêmicos de Santa Maria |
2º lugar |
Associação Recreativa Desportiva e Cultural Unidos do Recanto das Emas |
3º lugar |
Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Candangos do Bandeirante |
O Grêmio Recreativo Carnavalesco União da Vila Planalto e Lago Sul ficou em nono lugar e foi rebaixado para a categoria dos blocos de enredo.
Campeãs do Carnaval 2012 – Blocos de enredo |
|
1º lugar |
Associação Recreativa e Cultural Unidos do Varjão |
2º lugar |
Grêmio Recreativo Escola de Samba Gigante da Colina, do SIA |
3º lugar |
Associação Carnavalesca Esportiva Cultural e de Desenvolvimento Social Acadêmicos do Riacho Fundo II |
Em quarto e último lugar ficou a Agremiação Carnavalesca Escola de Samba Unidos de Planaltina.