Governo do Distrito Federal oferece uma programação extensa durante todo o mês, com ações de Saúde, Educação, Segurança Pública e Cultura, voltada especialmente às mulheres

" /> Governo do Distrito Federal oferece uma programação extensa durante todo o mês, com ações de Saúde, Educação, Segurança Pública e Cultura, voltada especialmente às mulheres

">

03/03/2012 às 03:00

Março Mulher

Governo do Distrito Federal oferece uma programação extensa durante todo o mês, com ações de Saúde, Educação, Segurança Pública e Cultura, voltada especialmente às mulheres

Por

Secretaria de Comunicação

O Governo do Distrito Federal preparou uma programação especial para o mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. A programação Março Mulher conta com diversas ações gratuitas nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública e Cultura, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Mulher.
 
“As atividades desenvolvidas ao longo do mês serão um espaço importante de construção de políticas voltadas às mulheres. Daremos voz às demandas delas em todas as regiões do Distrito Federal”, enfatizou a secretária da Mulher do Distrito Federal, Olgamir Amancia.
 
Na segunda-feira (5), às 8h30, começa o mutirão de reconstrução mamária para mulheres que tiveram câncer. As cirurgias serão realizadas no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) até o dia 9. Cerca de 90 mulheres identificadas previamente passarão pelo procedimento. Outro mutirão foi realizado pela atual gestão, em março do ano passado, com mais de 60 cirurgias. Em apenas 12 horas, foram realizadas mais cirurgias do que no ano de 2010 inteiro.
 
A primeira-dama Ilza Queiroz, que é médica ginecologista, participou diretamente da organização das atividades do Março Mulher, defendendo atenção especial à saúde das mulheres. “As políticas públicas voltadas à mulher têm reflexos positivos em toda a sociedade pelo importante papel desempenhado por elas no núcleo familiar. Uma mulher bem assistida representa uma família bem assistida”, destacou.
 
DF Alfabetizado – Na Educação, destaque para o lançamento do programa DF Alfabetizado. A meta do GDF é erradicar o analfabetismo até 2014. O programa terá início pelas mulheres moradoras das regiões de mais necessidade, como Estrutural, Sol Nascente e Varjão. Durante todo o mês, as mulheres do DF também contarão com o programa Rede Mulher, que oferecerá, entre outros serviços, palestras e oficinas sobre a Lei Maria da Penha e de prevenção à violência contra a mulher.
 
As mulheres também ganharão uma opção mais fácil para denunciar casos de violência, por telefone ou pessoalmente, em postos policiais instalados em hospitais do DF. A medida será anunciada oficialmente ainda neste mês. Com ela, as mulheres poderão ligar para o 156, opção 6. Postos policiais instalados em hospitais do DF também estarão autorizados a fazer ocorrências em casos de violência contra a mulher.
 
A inserção no mercado de trabalho está sendo estimulada por meio de programas específicos de incentivo à entrada de mulheres na construção civil. No dia 29 de fevereiro foi lançado o programa Mulheres na Construção, que tem o objetivo de capacitar 440 mulheres do DF e Entorno. Com ele, as mulheres do DF terão uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Elas tiveram aulas de cidadania, direitos da mulher, do trabalho, economia solidária e empreendedorismo, além de matemática, português aplicado e conhecimentos técnicos de azulejista e pintora de obras.
 
Também serão realizadas ações de incentivo no Qualificopa, programa de qualificação profissional voltado para a Copa do Mundo de 2014, e outros cursos profissionalizantes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
 
Eventos culturais – Na área cultural, a programação especial contará com shows, mostra cinematográfica, exposições, poesia e debates. Destaque para o show da cantora Maria Bethânia, uma parceria da Secretaria de Cultura do DF com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do governo federal. O show será realizado no dia 8, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 21h. Os ingressos deverão ser retirados gratuitamente na Secretaria de Cultura.
 
Comitê intersetorial – A atual gestão instituiu um comitê intersetorial de mulheres, que é coordenado pela primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, e conta com as secretárias de Estado da Mulher, Olgamir Amancia; de Comunicação Social, Samanta Sallum; e da Igualdade Racial, Josefina dos Santos, além de administradoras regionais e esposas dos administradores. A última reunião do grupo foi no dia 24 de fevereiro, na Residência Oficial de Águas Claras, para definir a participação e os ajustes na programação especial do GDF para mês de março.
 
Leia entrevista com a secretária da Mulher, Olgamir Amancia.
 
Confira abaixo a programação completa do Março Mulher:

ATIVIDADE

DATA

HORÁRIO

LOCAL

Assinatura da Repactuação do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres

05/03

15h

Salão Branco – Palácio do Buriti

Mostra Cinematográfica “Mulheres Alucinadas”

05 a 11/03

Diversos

CCBB e Sala Alberto Nepomuceno do TNCS

Lançamento do Primeiro Conselho das Mulheres Militares

06/03

14h

Salão Nobre – Palácio do Buriti

Espetáculo “Estória de João Joana”

Regência: Claudio Cohen, com Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Marina Lutfi e João Gurgel

06 a 08/03

20h

Teatro Nacional Claudio Santoro (TNCS)

ATIVIDADE

DATA

HORÁRIO

LOCAL

Coletiva de imprensa – Divulgação da pesquisa “Conhecimento popular sobre a Lei Maria da Penha e dos mecanismos públicos de proteção”

07/03

A definir

Palácio do Buriti

Março Mundo Mulher – Plano Piloto

08/03

Das 9h às 17h

Praça Zumbi dos Palmares (CONIC)

Rádio Mundo Mulher

08/03

Das 16h às 19h

Rodoviária do Plano Piloto

Show de Maria Bethânia

08/03

21h

Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Exposição “Violência contra a mulher durante a construção de Brasília”

08/03 a 04/05

Das 9h às 20h

Foyer da Sala Villa Lobos do TNCS

ATIVIDADE

DATA

HORÁRIO

LOCAL

2º Passeio das Mulheres Motociclistas

10/03

9h

Parque da Cidade – Estacionamento 11

Mutirão Rede Mulher – Samambaia

13 ou 14

Das 9h às 18h

Reunião com lideranças

ArteDegrau Mulher – Exposição, Poesia, Música e Cinema

16/03

Das 17h às 22h

Praça dos Três Poderes

Março Mundo Mulher – Planaltina

17/03

Das 9h às 19h

Praça do Estudante

ATIVIDADE

DATA

HORÁRIO

LOCAL

Debate “Mulheres pela Cultura”

20/03

19h

Sala Alberto Nepomuceno – TNCS

Março Mundo Mulher – Gama

21/03

Das 9h às 19h

Estacionamento do Estádio Bezerrão

Rede Mulher Rural

26/03

Das 9h às 18h

Núcleo Rural Taquara

Rede Mulher Buriti

28 a 30/03

Das 9h às 18h

Anexo do Palácio do Buriti

Lançamento do Centro de Referência do Metrô

29/03

A definir

Estação 102 Sul

Março Mundo Mulher – Ceilândia

31/03

Das 9h às 19h

 Praça do Encontro