03/03/2012 às 15:17

Moradores do Guará debatem sobre parque ecológico

Administração Regional participa de audiência para a regularização fundiária do Parque Ezechias Heringer

Por Administração Regional do Guará

A regularização fundiária do Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará, será tema de mais uma audiência pública. O encontro será nesta terça-feira (4), às 9h, e reunirá representantes de organizações da sociedade civil, Promotoria do Meio Ambiente e o administrador regional do Guará, Carlos Nogueira, para definir estratégias de preservação da reserva ecológica.

A audiência dá continuidade ao debate iniciado na sexta-feira (31) sobre o tema, que reuniu parlamentares, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), chacareiros que ocupam o parque e entidades da sociedade civil. Entre os pontos a serem discutidos estão a demarcação das poligonais da área verde e a execução do Planejo de Manejo. Qualquer brasileiro acima de 18 anos pode participar de uma audiência pública.

Criado pela Lei n° 1826, o Parque Ezechias Heringer está localizado na QE 23, Área Especial do Guará II, ao lado do SESI e possui área de aproximadamente 306 hectares. Também conhecido como Parque Ecológico do Guará, o local existe desde a década de 1960.

Referência – O nome é em homenagem ao ambientalista e engenheiro Ezechias Heringer. Nascido em Manhuaçu (MG) em 1905, veio para Brasília no ano de 1960, a convite do presidente Juscelino Kubitschek. Foi pioneiro no estudo do cerrado e suas orquídeas, principalmente na região onde está localizado o parque. Além de vários trabalhos publicados, Ezechias Heringer foi um dos principais responsáveis pela criação de diversas áreas protegidas e de pesquisa do DF, como a Estação Ecológica de Águas Emendadas e a Estação Experimental da Universidade de Brasília. Faleceu em 1987.