Cerca de 400 representantes escolhidos pela população do DF se reúnem para debater formas de ampliar o acompanhamento da sociedade em relação à gestão pública

" /> Cerca de 400 representantes escolhidos pela população do DF se reúnem para debater formas de ampliar o acompanhamento da sociedade em relação à gestão pública

">

09/03/2012 às 03:00

1ª Consocial-DF começa nesta sexta

Cerca de 400 representantes escolhidos pela população do DF se reúnem para debater formas de ampliar o acompanhamento da sociedade em relação à gestão pública

Por

Secretaria de Comunicação

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participa nesta sexta-feira (9), às 19h, da cerimônia de abertura da 1ª Conferência Distrital de Controle Social e Transparência (Consocial-DF). Organizada por representantes do poder público, da sociedade civil e de Conselhos de Políticas Públicas, o evento será realizado até este sábado, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e tem o objetivo de promover a transparência pública e estimular a participação dos cidadãos no acompanhamento e controle da gestão pública.
 
“Trabalhamos com um conceito de governo aberto e, cada vez mais, a administração do DF tem que se mostrar, mas não basta apresentar dados, a população precisa participar e cobrar”, defende o secretário de Transparência e Controle do DF, Carlos Higino. Ele ressalta a importância de eventos como este, que servem para debater temas e políticas públicas sob a ótica da transparência e da participação social.
 
Durante a abertura, os 396 delegados eleitos nas conferências regionais (que antecederam a 1ª Consocial Distrital), além de 180 indicados pelo poder público, escolherão 20 propostas, dentre as 260 formuladas nas etapas preparatórias, sobre o tema A so¬ciedade no acompanhamento e controle da gestão pública. As propostas escolhidas serão debatidas em grupos de trabalho durante o evento.
 
As etapas preparatórias foram realizadas em diversas regiões administrativas do DF, entre 28 de janeiro e 11 de fevereiro. As discussões foram organizadas em quatro eixos temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.
 
Nos dias 18 a 20 de maio, em Brasília, será realizada a etapa nacional da Consocial. Participarão do evento cerca de 1,2 mil delegados eleitos nas etapas estaduais e distrital.