Moradores de Santa Maria, Gama, Park Way e Entorno Sul poderão reduzir, a partir de junho de 2013, o tempo de viagem ao Plano Piloto em menos da metade do que levam hoje. Estimativa é que cerca de 220 mil pessoas usem o novo transporte diariamente. Governador Agnelo Queiroz visitou as obras nesta terça-feira

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13/03/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Expresso DF: percurso rápido e eficiente

Moradores de Santa Maria, Gama, Park Way e Entorno Sul poderão reduzir, a partir de junho de 2013, o tempo de viagem ao Plano Piloto em menos da metade do que levam hoje. Estimativa é que cerca de 220 mil pessoas usem o novo transporte diariamente. Governador Agnelo Queiroz visitou as obras nesta terça-feira

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Isabel Freitas, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, visitou na manhã desta terça-feira as obras do Expresso DF, que ligará Gama, Santa Maria, Park Way e o Entorno Sul ao Plano Piloto. A execução do projeto está em andamento no Viaduto do Balão do Periquito, na entrada do Gama. No próximo mês, terão início outras nove fases da obra. A previsão é entregar o novo transporte até o fim do primeiro semestre de 2013, a tempo da Copa das Confederações. A abertura do campeonato está marcada para 15 de junho do próximo ano.
 
“Vamos reduzir o tempo que os moradores da região gastam com transporte. Hoje, os passageiros levam até uma hora e meia no deslocamento até o Plano Piloto. Com o Expresso DF, o trajeto será feito em 40 minutos, e as pessoas terão mais tempo para a família e para as atividades de lazer”, destacou o governador.
 
O Expresso DF é um modelo de transporte coletivo constituído de ônibus modernos, confortáveis e eficientes que trafegam em corredores específicos. Os veículos são divididos em duas categorias: articulados, com capacidade de transportar 160 passageiros, e biarticulados, que transportam até 200 pessoas. A estimativa é que cerca de 220 mil pessoas usem o novo transporte diariamente.
 
Novo modelo de transporte público – O governador ressaltou que as obras fazem parte de um projeto maior, de transformação da realidade do transporte público no DF. “Nosso principal objetivo é tornar o transporte público mais eficiente que o particular. Além da nova licitação que renovará a frota de ônibus e da implantação de vias exclusivas para coletivos, nossa proposta para assegurar um trânsito mais rápido é investir nas três grandes artérias do DF: Planaltina e Sobradinho; Ceilândia e Taguatinga; e Gama e Santa Maria”, explicou o governador.
 
Um das principais medidas para melhorar a mobilidade urbana no DF é a licitação para renovar a frota e as linhas de ônibus da capital, anunciada em fevereiro deste ano pelo governador Agnelo Queiroz. Além de trocar veículos velhos por novos, a licitação permitirá que o serviço seja mais eficiente, com planejamento e racionalização das linhas oferecidas. A mudança trará mais segurança, conforto, acessibilidade e pontualidade para o usuário, a um preço justo. Para organizar o sistema, o Distrito Federal foi dividido em cinco regiões ou bacias. Cada região será licitada para uma empresa ou um consórcio de empresas diferente, que vai operar as linhas.
 
Outra novidade é que o GDF está desenvolvendo um projeto, semelhante ao Expresso DF Sul, para a saída norte da cidade. Trata-se do Expresso DF Norte, que ligará Planaltina e Sobradinho ao Plano Piloto.
 
Durante a visita, o governador também destacou outras ações em andamento para melhorar a mobilidade urbana. “Vamos terminar as obras da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) para melhorar o transporte da população de Ceilândia, Taguatinga e regiões. E tudo isso será integrado com o metrô, que será ampliado. Assim colocaremos em prática o projeto que aprovamos na Câmara Legislativa no ano passado, do Plano Diretor do Transporte Urbano”, afirmou o governador. “Com integração e oferecendo um transporte de qualidade, com conforto e segurança, vamos assegurar trânsito exclusivo e livre nas principais vias e garantir o deslocamento da maioria da população”, completou.
 
As obras do Expresso DF estão orçadas em R$ 530 milhões. O sistema terá 35 km de vias exclusivas. Serão construídos terminais novos no Gama e em Santa Maria. O embarque e desembarque serão feitos em 15 estações. O projeto prevê ainda 15 novas passarelas para travessia de pedestres. “A conclusão dessa obra antes da Copa das Confederações será um êxito fantástico. Por isso, vamos trabalhar duro, com determinação, para alcançar esse objetivo. Este é o grande legado para a população do DF”, ressaltou Agnelo Queiroz.
 
Sustentabilidade – Assim como a construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, as obras do Expresso DF também seguem normas de sustentabilidade, respeitando o meio ambiente. “Desde o canteiro de obras, que utiliza telhas recicladas, passando pelo reaproveitamento da energia, da água, entre outros tanto aspectos, o Expresso DF ajuda a imprimir a marca da sustentabilidade que está cada vez mais forte nas construções realizadas pelo GDF”, afirmou Agnelo Queiroz.

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