Profissionais têm como missão estreitar contato do Estado com a comunidade. Para acionar a Ouvidoria Geral, cidadão liga para o número 156
" /> Profissionais têm como missão estreitar contato do Estado com a comunidade. Para acionar a Ouvidoria Geral, cidadão liga para o número 156">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/03/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:48
Profissionais têm como missão estreitar contato do Estado com a comunidade. Para acionar a Ouvidoria Geral, cidadão liga para o número 156
Da Redação
O Dia do Ouvidor, celebrado nesta sexta-feira (16)em todo o país, terá pela primeira vez uma programação organizada pelo Governo do Distrito Federal. Os profissionais serão homenageados em uma solenidade com a presença do secretário de Transparência e Controle do DF, Carlos Higino, e da Ouvidora-Geral do Distrito Federal, Vera Lúcia Coelho, no auditório da Fundação de Ensino em Ciências e Saúde (Fepecs), a partir das 14h30.
O Governo do Distrito Federal conta com 84 ouvidores. Mais de 80% deles ingressaram no serviço público no último ano – um compromisso do atual governo em estreitar o contato do Estado com a comunidade, conferindo transparência às ações da Administração Pública. Faz parte ainda dessa iniciativa a implantação de 100 unidades de ouvidoria do governo, incluindo unidades em secretarias, administrações e empresas públicas. Elas estão integradas sob a coordenação da Ouvidoria Geral. Para acioná-la e fazer reclamações, sugestões e denúncias, o cidadão liga para o número 156.
Durante as homenagens aos ouvidores, será lançado o Manual de Implantação de Unidade de Ouvidoria. O documento trará informações sobre como padronizar o atendimento e o encaminhamento das demandas, como o trabalho dos ouvidores deve ser realizado, como dar fluxo para as manifestações recebidas pela população e um passo a passo de como foi o processo de implantação das unidades de ouvidoria no DF. “O ponto principal é que as unidades funcionam como pontes entre o cidadão e o governo e conseguem identificar quais as necessidades de uma comunidade”, explica a Ouvidora-Geral, Vera Lúcia Coelho.
Novo sistema – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou neste mês o projeto de lei para a criação Sistema de Gestão de Ouvidoria do DF (Sigo/DF). A medida, que necessita da aprovação da Câmara Legislativa do DF, tem a finalidade de tornar mais ágil o atendimento ao cidadão, além de definir as normas e os prazos que deverão ser seguidos pelas 100 unidades de ouvidoria do governo.
Com o Sigo/DF, os ouvidores poderão classificar, registrar e tratar todas as manifestações recebidas por meio de um sistema informatizado. As demandas também terão que ser respondidas em, no máximo, 40 dias.
Cooperação – Ainda no sentido de democratizar a relação do Estado com a sociedade, a Ouvidoria Geral do DF assinou, em novembro do ano passado, um Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado da Bahia para implantar um novo sistema (o TAG), cujo nome presta homenagem ao ouvidor pioneiro no Brasil, Tomás Antônio Gonzaga. Em fase final de estudos, a ferramenta tornará o atendimento mais rápido e fácil porque poderá ser feito também pela internet.