Brasília Recebe Missão da Unesco

00023208

" /> Brasília Recebe Missão da Unesco

00023208

">

15/03/2012 às 18:52

DF recebe missão da Unesco

Secretaria de Comunicação

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e a primeira-dama, Ilza Queiroz, receberam para um jantar, na noite de ontem, o arquiteto argentino Luiz Maria Calvo e o arquiteto espanhol Carlos Sambrício, consultores enviados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para avaliar a preservação do projeto original de Brasília. 
 
O governador Agnelo Queiroz, relembrando seu último encontro com o arquiteto Oscar Niemeyer, em agosto do ano passado, disse que “Brasília tem um pouco de cada região do Brasil, o que acentua o seu caráter multicultural em relação ao povo brasileiro”. Jurema Machado, coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, destacou o fato de que a busca pela manutenção do título de Patrimônio Cultural da Humanidade se alia à busca pela qualidade de vida das pessoas que vivem em Brasília.
 
Os representantes da Unesco se mostraram muito bem impressionados com o envolvimento da população e da imprensa na questão. “Se este mesmo assunto estivesse em pauta na Espanha, por exemplo, não haveria tanta mobilização como está acontecendo aqui em Brasília”, afirmou Carlos Sambrício, que concluiu dizendo que “Brasília é o melhor retrato da história moderna do Brasil”.
 
O secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, destacou que a relevância do tema, dado pela imprensa, é proporcional ao empenho do Governo do DF na manutenção do título de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Explicou que para a atual gestão é muito importante que esse tema esteja em evidência para que haja discussão com a sociedade civil, com os institutos e associações de arquitetos e engenheiros. Ele frisou ainda que o GDF é parceiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Unesco em todos os aspectos. “O governo é o primeiro a estar na defesa da preservação de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade”, afirmou Magela.
 
O governador Agnelo Queiroz encerrou destacando o orgulho que os brasilienses sentem em morar em uma cidade tombada pelo Patrimônio. “Brasília é um verdadeiro museu a céu aberto e pertence a todos os brasileiros”, afirmou o governador.
 
Também participaram do encontro integrantes do GDF, como o secretário de Cultura, Hamilton Pereira e a secretária de Comunicação Social, Samanta Sallum. Representando os órgão envolvidos na preservação do patrimônio estavam a coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Jurema Machado; o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida; o superintendente do Iphan no DF, Alfredo Gastal; o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Andrey Rosenthal e o assessor de Relações Internacionais da Presidência do Iphan, Marcelo Brito.
 
Nesta tarde está acontecendo no Salão Nobre do Palácio do Buriti uma reunião técnica com representantes do GDF, do Iphan e os consultores da Unesco. A  reunião é para o GDF apresentar soluções para os problemas levantados pela Unesco em sua última visita, em 2001. 
 
 
Veja também:
Brasília Recebe Missão da Unesco

00023208

Por


Foto: Roberto Barroso
Foto: Roberto Barroso.