Órgão tem intensificado campanhas de esclarecimento sobre os direitos do cidadão ao adquirir produtos ou serviços

" /> Órgão tem intensificado campanhas de esclarecimento sobre os direitos do cidadão ao adquirir produtos ou serviços

">

15/03/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Procon-DF prestou mais de 235 mil atendimentos em 2011

Órgão tem intensificado campanhas de esclarecimento sobre os direitos do cidadão ao adquirir produtos ou serviços

Por

Da Redação

No Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta quinta-feira (15), o Procon-DF revelou que, entre janeiro e dezembro de 2011, prestou 237.494 atendimentos. O número é 56,6% superior ao registrado no último levantamento do órgão, entre setembro de 2009 e agosto de 2010. No período, foram feitas 151.643 solicitações. O principal contato do cidadão com o órgão é pelo número de telefone 151, além do site www.procon.df.gov.br
 
Segundo o vice-diretor-geral do Procon-DF, Luiz Cláudio da Costa, o aumento da procura se deve, principalmente, a campanhas de esclarecimento sobre os direitos do cidadão ao adquirir produtos ou serviços.  “Temos a unidade móvel, a Rede Mulher Cidadã, a Caravana da Cidadania e a Escola de Defesa do Consumidor, que ainda está sendo implementada. Além disso, damos palestras, promovemos ações sociais e levamos o atendimento até as pessoas”, destacou ele.
 
Do total de atendimentos prestados pelo órgão no ano passado, 247 reclamações viraram processos contra empresas.  “São as reclamações fundamentadas que originam processos administrativos e são julgadas procedentes pelo nosso departamento jurídico. Se a empresa não resolve o problema na fase preliminar, a reclamação é classificada como fundamentada, independente de ter sido atendida ou não”, explicou Luiz Cláudio da Costa.