Governador Agnelo Queiroz conhece programa do estado de Pernambuco para redução de violência

" /> Governador Agnelo Queiroz conhece programa do estado de Pernambuco para redução de violência

">

15/03/2012 às 03:00

Redução da criminalidade

Governador Agnelo Queiroz conhece programa do estado de Pernambuco para redução de violência

Por

Secretaria de Comunicação

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou na manhã de hoje, em Recife (PE), da reunião do programa Pacto pela Vida.
 
Acompanhado do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, e do porta-voz do governo, Ugo Braga, o governador conheceu de perto as estratégias adotadas pelo estado no combate à violência e que geraram redução expressiva nos índices locais de criminalidade.
“Viemos conhecer esse modelo de gestão e as boas ideias estão sendo avaliadas para o modelo que estamos pensando para Brasília”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.
 
O governo de Pernambuco implantou um sistema de acompanhamento semanal dos objetivos e metas para a segurança pública no estado. Todas as autoridades relacionadas à área se reúnem para discutir as ações que deram certo e os problemas enfrentados durante o período, traçando novas metas e avaliando os resultados alcançados. O modelo foi criado com o apoio da sociedade civil organizada e, com a sua aplicação, os índices de homicídio na região metropolitana de Recife reduziram em 40%.
 
“A redução dos índices de violência foi considerável, por isso, viemos conhecer o trabalho realizado e as estratégias adotadas, assim como também acompanhei e reuni informações sobre o trabalho que vem sendo realizado em outras cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, e também em outros países, como Inglaterra e Israel”, afirmou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
 
Ele destacou ainda a importância do estudo de vários modelos para um comparativo com o DF, que possuiu características singulares. “As boas experiências de outras regiões podem ser adaptadas à realidade local, tanto para a realização de grandes eventos, como para garantir mais segurança para toda a população no dia a dia”, enfatizou.
 
O programa Pacto pela Vida foi lançando em 2007 pelo governador Eduardo Campos. No encontro, realizado semanalmente às quintas-feiras, participam diversas secretarias, como a de Defesa Social (que equivale à nossa Secretaria de Segurança), de Justiça e de Planejamento.
 
Também participam do encontro os comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, delegados da Polícia Civil de toda a região metropolitana de Pernambuco, incluindo o Sertão, o Agreste e a Zona da Mata, totalizando aproximadamente 100 participantes.
 
Em Recife, o governador Agnelo Queiroz também conheceu o Centro de Monitoramento e Controle, que servirá de referência para o modelo que será criado no DF. O governador retornou esta tarde à Brasília.
 
 
Veja também:
Governador visita central de operações em Recife

00023347