Alas de gastroproctologia e de neurologia, reumatologia, cirurgia bariátrica, reabilitação e medicina do sono foram inauguradas nesta sexta-feira pelo governador Agnelo Queiroz

" /> Alas de gastroproctologia e de neurologia, reumatologia, cirurgia bariátrica, reabilitação e medicina do sono foram inauguradas nesta sexta-feira pelo governador Agnelo Queiroz

">

16/03/2012 às 03:00

Hran ganha novas alas médicas

Alas de gastroproctologia e de neurologia, reumatologia, cirurgia bariátrica, reabilitação e medicina do sono foram inauguradas nesta sexta-feira pelo governador Agnelo Queiroz

Por

Evelin Campos, da Agência Brasília

A população do Distrito Federal conta com novas especialidades no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama Ilza Queiroz, inaugurou hoje duas unidades que vão melhorar o atendimento e ampliar os serviços oferecidos: a ala de gastroproctologia e o setor de neurologia, reumatologia, cirurgia bariátrica, reabilitação e medicina do sono.
 
“As novas alas possuem equipamentos de primeira geração, serviços de alto nível e profissionais de qualidade. Esta é certamente uma grande conquista para a saúde pública, pois vamos melhorar a assistência clínica e a agilidade no hospital”, destacou o governador Agnelo Queiroz.
 
De acordo com o secretário de Saúde em exercício, Elias Miziara, a ampliação dos serviços beneficia de imediato os pacientes internados no hospital e as mais de 500 pessoas que procuram diariamente o pronto-socorro.
 
A ala de gastroproctologia, onde são realizados exames de endoscopia, estava fechada desde 2010. Após reforma e modernização, o serviço terá capacidade para fazer 16 exames por dia. Instalada em uma área de 125 m², a ala tem três consultórios, duas salas para endoscopia, uma sala para laudo médico, um ambiente para repouso de pacientes e uma sala para agendamento de exames, além de dois banheiros para pessoas com deficiência. A equipe é composta por sete gastroenterologistas, dois proctologistas, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem.
 
A unidade de neurologia, reumatologia, cirurgia bariátrica, reabilitação e medicina do sono, que inaugura serviços inéditos no Hran, conta com especialistas nas áreas de fisioterapia, fisiatria, terapia ocupacional, nutrição, enfermagem, psicologia, acupuntura, neurologia, reumatologia, cirurgia bariátrica e medicina do sono. O espaço ocupado pelo setor, de 500 m², conta com mobiliário novo, sete consultórios informatizados e salão para reabilitação de pacientes de unidades como a de queimados. Uma das inovações da unidade é a oferta de serviço de medicina do sono.
 
O secretário de Saúde em exercício destacou que um dos principais benefícios das novas alas é a possibilidade de atendimento aos mais diversos casos. “Temos uma grande parcela da população com problemas de obesidade que será atendida em uma estrutura fantástica para a realização de cirurgias bariátricas. Por outro lado, há casos, em menor quantidade, de pessoas com problemas no intestino, no estômago ou de distúrbios do sono. Assim, o Hran prestará serviços amplos e mais específicos”, ressaltou Elias Miziara.
 
Referência – O Hran é referência no tratamento de queimados. A unidade é a única do Sistema Único de Saúde (SUS) na região Centro-Oeste que realiza atendimento emergencial, internação e acompanhamento ambulatorial a vítimas de queimaduras, sendo credenciada pelo Ministério da Saúde como centro de alta complexidade nesse tipo de procedimento.
 
Outra especialidade da unidade é a cirurgia bariátrica, que agora conta com estrutura ambulatorial. “Vamos trabalhar com uma equipe multidisciplinar e daremos agilidade ao diagnóstico, ao tratamento e à reabilitação do paciente. As novas alas vão melhorar a capacidade da unidade”, destacou o diretor do Hran, Paulo Feitosa.
 
Investimento em saúde – Proporcionar um sistema de saúde pública digno e humanizado está entre as prioridades do GDF. Nesse sentido, as ações vão além das melhorias nos hospitais regionais do DF. “Estamos melhorando os serviços públicos de saúde primária para que a população procure as unidades de atenção básica, e não apenas os hospitais”, explicou o governador Agnelo Queiroz.
 
A ideia é que os casos de baixa complexidade sejam atendidos em locais como os centros de saúde básica e as clínicas de Saúde da Família, de forma a desafogar o fluxo nos hospitais. Por isso, investimentos em estrutura, equipamentos e pessoal têm sido feitos nessas estruturas.
 
A reabertura e a inauguração de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) também se destacam entre as políticas da atual gestão. A UPA de Samambaia foi reaberta nesta sexta-feira e as unidades do Núcleo Bandeirante, do Recanto das Emas e de São Sebastião estão prontas e devem ser inauguradas ainda neste ano. Até 2014, o GDF pretende entregar mais 10 UPAs. Também foi entregue, no Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que realiza exames ecografias, mamografias e exames de prevenção do câncer de colo do útero.

00023395