Brasilienses se despedem do verão e dão boas vindas ao outono, que começa às 2h14. Estação promete clima mais ameno e redução das chuvas. É preciso ficar atento às doenças sazonais

" /> Brasilienses se despedem do verão e dão boas vindas ao outono, que começa às 2h14. Estação promete clima mais ameno e redução das chuvas. É preciso ficar atento às doenças sazonais

">

19/03/2012 às 03:00

Começa o outono

Brasilienses se despedem do verão e dão boas vindas ao outono, que começa às 2h14. Estação promete clima mais ameno e redução das chuvas. É preciso ficar atento às doenças sazonais

Por

Evelin Campos, da Agência Brasília

Na madrugada de hoje para amanhã começa mais um outono. Conhecida por trazer os meses mais frios do ano em Brasília, a estação chegará às 2h14 da manhã e seguirá até o mês de junho. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vai divulgar nos próximos dias a previsão para toda a estação, mas já adianta a predisposição do clima.

“A tendência é de redução das chuvas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O clima deve ficar mais ameno e, no final da estação, começam as massas de ar de origem polar, que trazem mais frio”, destaca o chefe da Previsão de Tempo do Inmet, Luiz Cavalcanti.

O período de seca em Brasília está previsto para começar em maio, aproximadamente um mês antes do inverno. Até lá, o brasiliense pode esperar a diminuição da temperatura e da umidade relativa do ar, o que normalmente eleva o nível de poluição atmosférica.

Cuidados com a saúde – A combinação de ar seco, poluição, frio e ambientes fechados tem como consequência o aumento dos casos de doenças respiratórias infecciosas, causadas por vírus. As mais comuns são as gripes e os resfriados, que em algumas situações podem evoluir para pneumonia ou bronquite. Portanto, nessa época do ano, alguns cuidados ajudam a prevenir infecções virais.

“É recomendável se manter agasalhado e ingerir muito líquido. Também é importante manter em dia o calendário de vacinação de gripe e de pneumonia. Especialmente as crianças e os idosos, que apresentam mais chances de complicações dessas doenças”, alerta o infectologista e chefe do Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, Dalcy Albuquerque.

 
Segundo Albuquerque, nesta época do ano a disseminação de infecções é fácil e rápida, principalmente em locais pouco arejados, já que o vírus é transmitido pelas vias respiratórias. Nas áreas rurais, a atenção deve ser redobrada em relação à hantavirose, que também é transmitida por vias aéreas.

00023557