GDF prepara profissionais de saúde para combater o vício em cigarro

" /> GDF prepara profissionais de saúde para combater o vício em cigarro

">

19/03/2012 às 03:00

Curso contra tabagismo

GDF prepara profissionais de saúde para combater o vício em cigarro

Por

    Da Redação

A Coordenação de Controle de Tabagismo da Secretaria de Saúde promove em 30 e 31 de março curso sobre o uso do cigarro e o tratamento de doenças relacionadas ao fumo. A capacitação é oferecida em parceria com a Associação Médica Brasileira a médicos residentes e a profissionais da saúde do Distrito Federal.
     
No ano passado, 200 mil pessoas morreram no Brasil de doenças causadas pelo fumo. O número é muito superior ao contingente que faleceu em decorrência da Aids, da tuberculose ou da dengue. Em 2011, foram 15 mil pacientes. Os dados são da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
     
Para combater o uso do cigarro, o GDF mantém 61 centros de referência que auxiliam no abandono ao vício. O tratamento é individual ou em grupo, com cerca de 300 profissionais capacitados para o trabalho, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. As informações para acessá-los podem ser obtidas em qualquer unidade da rede de saúde pública.
     
“Temos remédios controlados que só podem ser administrados por médicos, além das terapias cognitivo-comportamentais, que dispensam o uso de medicamentos”, explica coordenador do Programa Nacional de Controle de Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer no DF, o pneumologista Celso Antônio Rodrigues da Silva. “Neste tipo de terapia, o paciente é orientado a analisar sua relação com o cigarro e o seu grau de dependência”, acrescenta.
    

A Secretaria de Saúde oferece a capacitação aos profissionais de saúde duas vezes por ano. “O curso leva os profissionais a mostrarem a seus pacientes que não adianta o tratamento de doenças, como uma patologia pulmonar, por exemplo, mas o que devem fazer é parar de fumar”, declara Celso Antônio.
     
O pneumologista relata que nos casos mais complicados, as pessoas conseguem parar de fumar utilizando medicamentos, por meio de adesivos ou pastilhas. Mas, segundo ele, geralmente os remédios não são necessários.
     
Serviço
Curso para combate ao tabagismo
Público alvo: médicos residentes e demais servidores da Saúde no DF
Data: 30 e 31 de março
Horário: 19h às 22h (sexta-feira) e 8h30 às 13h (sábado)
Local: Escola Superior de Ciências da Saúde SMHN
         (SMHN Quadra 03, conjunto A, Bloco 1 Edifício Fepecs)
Informações sobre inscrições: 3346.5770