Governador Agnelo Queiroz participa do lançamento do Rede Mulher Rural no Núcleo Rural Taquara. O evento faz parte das comemorações do Março Mundo Mulher
Cristina Ávila e Victor Ribeiro, da Agência Brasília

" /> Governador Agnelo Queiroz participa do lançamento do Rede Mulher Rural no Núcleo Rural Taquara. O evento faz parte das comemorações do Março Mundo Mulher
Cristina Ávila e Victor Ribeiro, da Agência Brasília

">

26/03/2012 às 03:00

GDF lança Programa Rede Mulher Rural

Governador Agnelo Queiroz participa do lançamento do Rede Mulher Rural no Núcleo Rural Taquara. O evento faz parte das comemorações do Março Mundo Mulher
Cristina Ávila e Victor Ribeiro, da Agência Brasília

Por

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, participou nesta segunda-feira do lançamento do programa Rede Mulher Rural, no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina. Durante todo o dia, as mulheres da comunidade tiveram acesso a diversos serviços públicos, como atendimento médico na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, orientação jurídica e emissão de documentos. Também foram realizadas palestras, oficinas e peças de teatro voltadas ao público feminino. O evento faz parte das comemorações do Mês da Mulher.
 
Agnelo Queiroz destacou a importância de levar até a comunidade rural a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, conhecida como Caminhão da Saúde. “Não será preciso ir até a cidade. O caminhão facilita o acesso a exames para diagnosticar as doenças que mais matam as mulheres: o câncer de mama e o de colo do útero”, afirmou o governador.
 
A unidade móvel fica até a quinta-feira da próxima semana (5/4) em Taquara, entre o posto de saúde e o escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater). O atendimento é feito das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto no fim de semana. A meta é repetir o movimento de hoje, quando foram realizadas 40 ultrassonografias e 40 mamografias, além de exames preventivos.
 
A secretária de Estado da Mulher do DF, Olgamir Amancia, explicou que a ação vai além da saúde e integra diversos órgãos do GDF. Ela ressaltou o papel proativo do governo. “Nesta gestão, invertemos a lógica. Em vez de a população procurar o governo, somos nós que procuramos os cidadãos. Estamos levando os serviços públicos a quem mais precisa”, frisou a secretária.
 
Participaram da solenidade o secretário de Agricultura, Lúcio Taveira Valadão; o secretário-adjunto de Saúde, Elias Miziara; o presidente da Emater-DF, José Guilherme Leal, e o administrador Regional de Planaltina, Nilvan Pereira de Vasconcellos.
 
Rede Mulher Rural – O Rede Mulher Rural é um dos eixos do Programa Rede Mulher, política de ação interinstitucional da Secretaria da Mulher. O objetivo principal é reconhecer, valorizar e ampliar a contribuição social, econômica, política e cultural das mulheres e trabalhadoras rurais para o processo de desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.
 
As ações do programa são feitas com base nas demandas apresentadas pelas mulheres da área rural no processo das Conferências Regionais e Distrital de Políticas para as Mulheres (2011) e também nas demandas apresentadas pelos movimentos organizados das mulheres e trabalhadoras rurais, com os quais a Secretaria de Estado da Mulher busca manter diálogo permanente.
 
“Fiz exames preventivos hoje (no Caminhão da Saúde) e durante a semana vou fazer outros. Fui muito bem atendida, foi muito rápido”, contou a trabalhadora rural aposentada Maria Madalena Guimarães Silva.
 
O Rede Mulher Rural foi criado para valorizar as mulheres e as trabalhadoras rurais. Reúne, em um só local, serviços e atividades nas áreas de trabalho, saúde, cidadania, cultura e lazer. Também promove ações permanentes com o objetivo de contribuir para a autonomia e a emancipação das mulheres.
 
Produção local – O governador Agnelo Queiroz e a primeira-dama visitaram a CooperTaquara, que tem 60 funcionários, 200 cooperados e produz mensalmente 400 toneladas de verduras. Os alimentos são vendidos a três redes de supermercados e também enviados a 64 escolas de Planaltina, por meio do Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura.

ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O DIA
 
Saúde

• Unidade Móvel de Saúde (Secretaria de Saúde)

• Medição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de preservativos (Posto de Saúde Taquara)

• Orientações sobre uso de agrotóxicos (Anvisa/Emater-DF)
 
Cidadania

• Orientação jurídica gratuita (OAB/FAJ)
 
Documentação

• Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural – atendimentos previdenciários, CPF, Declaração de Aptidão ao Pronaf (MDA/Emater-DF)
 
Violência doméstica e familiar

• Plantão da Delegacia de Atendimento Especial à Mulher (DEAM)
 
Cultura

• Mala do Livro (SeCult-DF)

• Exposição de fotos sobre o cotidiano das trabalhadoras do campo (MDA)
 
Artesanato

• Oficina de Cartonagem (Fundação Procurador Pedro Jorge)

• Exposição e comercialização de produtos artesanais
 
Lazer

• Oficina de Tranças e Roda de Capoeira (Sepir-DF)

• Brinquedoteca (Instituto Sabin)

• Espaço da Beleza – corte de cabelo e limpeza de pele (Casa do Ceará e Mary Kay)
• Sorteio de brindes

GDFlancaProgramaRedeMulherRural