28/3/12 3:00
Atualizado em 28/3/12 às 3:00

PPCUB em debate

Último debate para a elaboração do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília começará às 8h30 deste sábado, no auditório do Museu Nacional

Da Redação

O Governo do Distrito Federal promoverá, no sábado (31), a terceira e última audiência pública para discutir as diretrizes do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). O encontro será no auditório 1 do Museu Nacional da República, a partir de 8h30.
 
O objetivo das audiências é tornar público o debate em torno do texto que vai regulamentar a ocupação e os mecanismos legais para a área tombada de Brasília. O Plano vai impactar não apenas o polígono Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal, Candangolândia e Cruzeiro, mas todas as regiões próximas a área tombada.
 
Para a terceira audiência estão previstos temas como a redação do texto e questões pendentes sobre implementação da quadra 901 Norte, obras da Copa do Mundo de 2014 e a visita técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) este ano.
 
Alguns dos assuntos polêmicos discutidos dentro do PPCUB incluem regulamentação dos “puxadinhos”, revitalização da W3 Sul, cercamentos dos prédios sobre pilotis no Cruzeiro e alterações no uso e nas alturas adequadas para edificações como as das superquadras do Plano Piloto e de prédios de Águas Claras.
 
As duas primeiras audiências contaram com cerca de 800 participantes cada. A expectativa é de que a última rodada de discussões tenha público semelhante. O texto da minuta do projeto de lei complementar, gerado após as intervenções, será encaminhado à Câmara Legislativa do DF em 30 de abril deste ano.