Programa Brasília para Todos leva pessoas de comunidades carentes para conhecer monumentos e pontos turísticos e de lazer do Distrito Federal
" /> Programa Brasília para Todos leva pessoas de comunidades carentes para conhecer monumentos e pontos turísticos e de lazer do Distrito Federal">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/04/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55
Programa Brasília para Todos leva pessoas de comunidades carentes para conhecer monumentos e pontos turísticos e de lazer do Distrito Federal
Suzano Almeida, da Agência Brasília
Dar oportunidade para que pessoas de comunidades carentes conheçam monumentos e pontos turísticos e de lazer do Distrito Federal. Esse é o objetivo do programa Brasília para Todos, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), que nesta quarta-feira (4) levou 62 mulheres da Expansão de Samambaia para conhecer o Memorial JK. Muitas delas, apesar de morar há décadas em Brasília, nunca tiveram a oportunidade de visitar o local.
“Moro em Brasília desde 1961, mas até hoje não tinha conhecido nenhum monumento de Brasília”, conta Laurita Gomes dos Santos. “É importante que o governo ofereça oportunidades como esta. Espero conhecer outros lugares do Distrito Federal por meio desse programa”, completa.
“Nunca tive interesse de visitar um local como este. Pensava que não havia nada de interessante, mas fiquei surpresa”, afirma Maria Neta Carvalho de Farias. “Quando entrei, vi que era muito diferente do que eu imaginava, com muita coisa para se conhecer”, destaca.
Cultura e lazer – O coordenador da Subsecretaria de Direitos Humanos da Sejus, Luiz Cesar Fiúza, destaca que o programa é uma oportunidade de levar cultura e lazer a moradores de comunidades carentes do DF. “A maioria deles não tem oportunidade de fazer esse tipo de passeio na localidade onde mora”, afirma.
As 62 mulheres que participaram da visita fazem parte de programas de assistência à saúde promovidos pelo GDF no Centro de Saúde nº 3 de Samambaia. Fiúza conta que foi o próprio grupo do centro que procurou a Sejus para agendar a visita, após assistiram matéria na tevê sobre o programa Brasília para Todos.
A responsável pelo contato com a Subsecretaria de Promoção dos Direitos Humanos foi a fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Marla Lorena Ferreira. Ela afirma que o passeio cultural é uma forma de premiar as pessoas que aderem ao programa de saúde do CS nº3, além de incentivar que outras também participem. “Naquela região de Samambaia, tudo é bem afastado. Muitos, inclusive, vivem de programas sociais. Nossa intenção é que as pessoas que participaram da visita falem com outras e nos ajudem a atrair mais pessoas para nossos programas de saúde”, disse.
Desde o segundo semestre de 2011, já foram realizados por meio do programa oito passeios, que incluíram idosos, crianças, mulheres e portadores de necessidades especiais. Para agendar a participação, as entidades podem entrar em contato pelo número 2104-1904.