Desde às 8h desta segunda-feira (9), unidade móvel está estacionada ao lado da Administração Regional. Iniciativa faz parte de ação do GDF para recuperar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população

" /> Desde às 8h desta segunda-feira (9), unidade móvel está estacionada ao lado da Administração Regional. Iniciativa faz parte de ação do GDF para recuperar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população

">

08/04/2012 às 03:00

Estrutural recebe Caminhão da Mulher

Desde às 8h desta segunda-feira (9), unidade móvel está estacionada ao lado da Administração Regional. Iniciativa faz parte de ação do GDF para recuperar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população

Por

Secretaria de Comunicação

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher está, desde o início da manhã desta segunda-feira (9),  na Cidade Estrutural oferecendo à população  exames de ultrassonografia, mamografia e citológico, mais conhecido como preventivo ou Papanicolau. É a terceira localidade a receber o serviço, iniciado em 8 de março no Condominio Pôr do Sol, em Ceilândia. Até a última quinta-feira (5), ele esteve em Taquara, área rural de Planaltina.
 
A unidade móvel, também chamada de Caminhão da Mulher, faz parte de ação do Governo do Distrito Federal para recuperar a qualidade dos serviços da rede pública de saúde.  “Desde o primeiro dia do nosso governo, a prioridade número um é recuperar a saúde pública, que foi completamente destruída. A situação física dos hospitais estava uma tragédia. Havia centros cirúrgicos fechados, carência de pessoal e desabastecimento total da rede, com falta de medicamentos e equipamentos obsoletos, velhos ou quebrados”, destaca o governador Agnelo Queiroz.
 
O Caminhão da Mulher está estacionado ao lado da Administração Regional, Setor Central, Área Especial 8.  O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No início da manhã, são distribuídas as senhas de atendimento daquele turno. No começo da tarde, o procedimento  se repete. Por dia, são realizadas 40 mamografias, 50 ultrassonografias e 40 exames de Papanicolau. Do total de vagas oferecidas, 80% são reservadas às moradoras da região onde a unidade estiver instalada.
 
As mulheres interessadas em fazer os exames devem apresentar  documentos pessoais e comprovante de residência. Para fazer a mamografia, a paciente deve ter 40 anos ou mais e o pedido médico. O Papanicolau não possui pré-requisitos, mas é feito,
preferencialmente, em mulheres que tenham se submetido a ele há mais de um ano. A previsão é de que o caminhã permaneça no local nas próximas três semanas.  
 
Balanço – Na primeira localidade onde o Caminhão da Mulher atendeu, o Condomínio Pôr do Sol, em Ceilândia, foram feitos 1.176 exames, sendo 387 mamografias, 429 ultrassonografias e 360 preventivos. O caminhão da  Saúde esteve na cidade entre 12 e 23 de março. Os números, segundo o governador Agnelo Queiroz, demonstram os benefícios da unidade itinerante. “O caminhão facilita o acesso a exames  para diagnosticar as doenças que mais matam as mulheres: o câncer de mama e o de colo do útero”, afirma.
 
Em Ceilândia, 82 das 429 ultrassonografias realizadas registraram anormalidades, entre elas útero miomatoso (existência de miomas) e cistos no ovário. Os resultados das mamografias e dos preventivos já foram entregues às pacientes, mas a Secretaria de Saúde  ainda não relacionou os casos mais diagnosticados.
 
Todas as mulheres que apresentaram alterações nos exames foram encaminhadas para unidades específicas da rede pública do DF. “De lá, os médicos avaliam se essa mulher deve ir para o  hospital ou indicam o tratamento que deve ser feito”, explica a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Aratani. Segundo ela, o GDF está cumprindo a meta de democratizar o  acesso da população à saúde, atendendo mulheres de setores rurais e de áreas periféricas das cidades.