A unidade itinerante começou a atender, nesta segunda-feira (9), a população feminina que reside na Estrutural

" /> A unidade itinerante começou a atender, nesta segunda-feira (9), a população feminina que reside na Estrutural

">

09/04/2012 às 03:00

Governador visita Caminhão da Mulher

A unidade itinerante começou a atender, nesta segunda-feira (9), a população feminina que reside na Estrutural

Por

Evelin Campos, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, visitou na tarde desta segunda-feira (9) a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, em seu primeiro dia de atendimento na Estrutural. O chamado Caminhão da Mulher já passou pelo Condomínio Pôr do Sol, em Ceilândia, e por Taquara, na área rural de Planaltina.
 
A unidade, que oferece exames de ultrassonografia, mamografia e preventivo, chamado também de Papanicolau, está instalada ao lado da administração regional, no Setor Central, Área Especial 5. O caminhão integra o conjunto de ações do Governo do Distrito Federal para recuperar a qualidade dos serviços da rede pública de saúde.
 
“Estamos trazendo saúde às populações que mais precisam, como as que vivem na cidade Estrutural. A realização destes exames em locais onde o acesso aos serviços de saúde é mais difícil nos permite fazer o diagnóstico de doenças e tratá-las devidamente, evitando, por exemplo, a incidência do câncer de mama e de colo do útero, que são os que mais matam entre as mulheres”, enfatizou o governador.
 
O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, também acompanhou a visita à unidade. Segundo ele, o atendimento às comunidades mais carentes é prioritário. “A demanda na Estrutural é muito grande e nossa intenção é priorizar as localidades com maior necessidade”, ressaltou.
 
O caminhão deve ficar na cidade por até três semanas, podendo retornar conforme a demanda. “Se a unidade fica por mais tempo, perde o caráter itinerante. Caso seja necessário, a unidade pode voltar a cidades por onde já passou”, explicou o secretário.
 
Atendimento – O atendimento no Caminhão da Mulher é realizado de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As senhas são distribuídas no início de cada turno. Por dia, são agendadas 40 mamografias, 50 ultrassonografias e 40 exames de Papanicolau. Do total de vagas oferecidas, 80% são reservadas às moradoras da região onde a unidade estiver instalada.
 
Para se submeter aos exames, as mulheres interessadas têm que apresentar documentos pessoais e comprovante de residência. A mamografia só pode ser feita em pacientes com idades igual ou superior a 40 anos e com o pedido médico. O Papanicolau não possui pré-requisitos, mas é indicado, preferencialmente, a mulheres que tenham se submetido ao exame há mais de um ano.
 
A assistente de limpeza, Patrícia Dias dos Santos, de 28 anos, soube que o Caminhão da Mulher estaria na Estrutural por meio de uma vizinha e quis garantir uma mamografia logo no primeiro dia. “Acho muito importante a presença desta unidade, porque estava difícil conseguir uma consulta para fazer o exame e aqui o atendimento é rápido”, disse.
 
Apesar de estar com os exames preventivos em dia, a dona de casa Aparecida de Carvalho, de 58 anos, considerou válida a iniciativa em sua cidade. “Com certeza é ótimo. Se tivermos este serviço todo ano, será mais fácil fazer os exames, pois o caminhão fica perto de casa”, salientou.
 
Balanço – Na primeira localidade onde o Caminhão da Mulher atendeu, o Condomínio Pôr do Sol, em Ceilândia, foram feitos 1.176 exames, sendo 387 mamografias, 429 ultrassonografias e 366 preventivos. O caminhão da Saúde esteve na cidade entre 12 e 23 de março.
 
Em Taquara, na área rural de Planaltina, a unidade permaneceu entre 26 de março e 5 de abril. Ao todo, foram realizados 786 exames: 364 mamografias, 292 ultrassonografias e 130 preventivos.  Todas as mulheres que apresentaram alterações nos exames foram encaminhadas para unidades específicas da rede pública do DF.

00024580

Foto: Roberto Barroso