Governador Agnelo Queiroz assinou decreto que prevê ampliação do parque, que passa de 21 para 28 hectares. Iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água e integra o programa Brasília, Cidade Parque

" /> Governador Agnelo Queiroz assinou decreto que prevê ampliação do parque, que passa de 21 para 28 hectares. Iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água e integra o programa Brasília, Cidade Parque

">

09/04/2012 às 19:20

Parque Olhos D’Água ganha nova área

Governador Agnelo Queiroz assinou decreto que prevê ampliação do parque, que passa de 21 para 28 hectares. Iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água e integra o programa Brasília, Cidade Parque

Por

Evelin Campos, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou nesta quinta-feira (22) decreto que incorpora ao Parque Olhos D’Água, na Asa Norte, a área verde situada na entrequadra 212/213. O ato, realizado no próprio parque, faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado hoje. O evento contou com a participação de diversos moradores da região e usuários do local.
 
“Esta é uma conquista estratégica para nós e para a cidade. Estamos dando um passo decisivo na consolidação e na ampliação do Parque Olhos D’Água, proporcionando mais qualidade de vida para a população e para as gerações futuras”, destacou o governador Agnelo Queiroz.
 
A área recém-anexada ao parque havia sido adquirida por um empresário no ano 2000, por meio de licitação promovida pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). Atendendo a reivindicações da comunidade local, que não aprovava a construção de um centro comercial na região, o Governo do Distrito Federal comprou o terreno, avaliado em R$ 20 milhões.
 
“Após conversas e audiências públicas decidimos que a região não precisa de mais um shopping e mais carros sem ter onde estacionar. Isso reduziria a qualidade de vida da comunidade. Sempre brinco que os parques são as praias de Brasília e esse governo teve a coragem de garantir a preservação do parque após anos de espera”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão.
 
Qualidade e preservação – Com a inclusão da área, o Parque Olhos D’Água será expandido em 30%, passando de 21 para 28 hectares. O decreto prevê, ainda, medidas de preservação do local, que abriga nascentes. Para isso, estão autorizadas obras de engenharia que preservem os recursos hídricos, eliminem as erosões e o odor causado pelo tratamento de esgoto, e impeçam o assoreamento do córrego pelo lançamento direto das redes pluviais. As medidas seguirão diretrizes do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), e a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) será responsável por elaborar um novo projeto urbanístico para a área.
 
O decreto também determina a interligação entre as áreas I e II do parque e desses setores ao Parque do Arboreto (parque com 43 hectares na 615 Norte), com passagens subterrâneas para circulação das águas, dos animais e de visitantes. “São medidas concretas para assegurar não apenas o aumento do parque, mas as condições de uso da população”, ressaltou Agnelo Queiroz.
 
O vice-governador Tadeu Filippelli destacou a importância da água como uma das principais riquezas de uma nação. “Antes a principal riqueza de um país era o petróleo. Hoje a água é o grande tema em discussão e o Brasil é detentor de 12% de toda a água doce do mundo. A assinatura do decreto confirma a determinação e a vontade política deste governo com a preservação do meio ambiente”, avaliou.
 
O decreto também foi assinado pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão; pelo presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Nilton Reis; e pela diretora de crédito do Banco de Brasília (BRB), Leane Cardoso Mundim.
 
Futura cidade-parque – A ação integra o compromisso do Governo do Distrito Federal com o programa Brasília, Cidade Parque, lançado no ano passado com o objetivo de transformar a capital federal em uma cidade-parque. “A política de meio ambiente é uma política central de valorização humana e desenvolvimento econômico do DF. Com esse programa vamos recuperar e construir 68 parques e 22 unidades de preservação até 2014”, frisou Agnelo Queiroz.
 
Apenas em 2011 foram iniciadas obras em cinco parques e, para este ano, estão previstos reparos em outros 15. Os recursos utilizados nas reformas dessas áreas são provenientes de compensações ambientais e florestais, em parcerias com a iniciativa privada.
 
Aprovação popular – Além da presença de autoridades, o evento foi marcado pela participação da comunidade. Entre eles estava o presidente da Associação Brasiliense de Ação pela Qualidade de Vida (Abravida), Ricardo Montalvão, que trabalhou com mobilização e conscientização da comunidade vizinha ao Parque Olhos D’Água nos últimos 17 anos.
 
Entre as principais ações, Montalvão destacou a reunião de 15 mil assinaturas em abaixo-assinado e o abraço de 850 pessoas à nascente do parque. Para ele, o decreto assinado pelo governador representa uma conquista para todos os brasilienses. “Estou muito feliz, pois, com a ampliação do parque, as nascentes serão preservadas e o córrego não irá secar. Faço passeios com minha família no parque e fico satisfeito com essa vitória”, disse.
 
O professor de educação física Bruno Magalhães, de 37 anos, também comemorou a decisão. Morador da 416 Norte, Bruno frequenta o parque pelo menos uma vez por semana para correr. “Achei muito válido porque agora teremos mais espaço. A área é verde, combina muito mais com um parque do que com um shopping”, disse.
 
Após a cerimônia, o Parque Olhos D’Água serviu de plenário para a realização de sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal, com a participação de parlamentares, representantes da sociedade civil e autoridades. A iniciativa tem como meta debater e chamar a atenção da sociedade para a questão do uso sustentável da água.
 
Também estiveram presentes ao evento de assinatura do decreto o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, senador Rodrigo Rollemberg, os secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, e de Agricultura, Lúcio Valadão; o presidente do Ibram, Nilton Reis; o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Vinicius Benevides; o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella; o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Caesb, Cristiano Magalhães; o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), José Guilherme Leal; o deputado distrital Joe Valle, presidente da Frente Parlamentar Ambientalista do DF, a deputada distrital Arlete Sampaio; e o deputado federal e presidente nacional do Partido Verde, José Luiz Penna.

00023737