No programa semanal de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz dá continuidade ao especial sobre saúde, abordando assuntos como o serviço do Samu, o atendimento a pacientes com câncer e a atenção à saúde da mulher

" /> No programa semanal de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz dá continuidade ao especial sobre saúde, abordando assuntos como o serviço do Samu, o atendimento a pacientes com câncer e a atenção à saúde da mulher

">

10/04/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Saúde pública em primeiro lugar

No programa semanal de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz dá continuidade ao especial sobre saúde, abordando assuntos como o serviço do Samu, o atendimento a pacientes com câncer e a atenção à saúde da mulher

Por

Secretaria de Comunicação

A edição desta terça-feira (10) do programa Conversa com o Governador deu continuidade ao tema Saúde pública no Distrito Federal. Agnelo Queiroz destacou a plena atividade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os avanços no atendimento a pacientes com câncer e o funcionamento do Caminhão da Mulher.
 
Durante a entrevista ao jornalista Carlos Campbell, o governador garantiu que não haverá suspensão de horas extras no serviço do Samu, apesar da necessidade de corte de gastos devido ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Segundo Agnelo Queiroz, “as áreas fundamentais vão continuar funcionando normalmente e o Samu precisa funcionar com hora extra. A Secretaria de Saúde está orientada a tirar onde há excesso e não diminuir a quantidade de serviço”, enfatizou.
 
Os investimentos na área da saúde também não irão cessar, assegurou o governador. Entre as principais ações, ele apontou a contratação de 4,5 mil servidores para os centros de saúde e hospitais. A entrega de duas unidades de pronto-socorro – uma no Hospital de Base e outra no Hospital Regional do Guará – foram outros destaques citados por Agnelo Queiroz.
 
“Também estamos melhorando a parte da emergência, sem esquecer de aprimorar a cobertura da atenção básica por meio da inauguração das UPAs, as Unidades de Pronto Atendimento”, disse o governador.
 
Outra ação de impacto para a saúde foi inauguração do 13º Centro de Saúde, em Brazlândia, há duas semanas. “Em pouco mais de um ano, entregamos 13 centros de saúde absolutamente novos, reformados desde a parte hidráulica e elétrica até a acomodação. Estamos dando condições dignas para um atendimento de excelente nível a nossa população”, afirmou.
 
Combate ao Câncer – Em referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no último domingo (8), Agnelo Queiroz relacionou algumas medidas que têm contribuído para a evolução do atendimento a pacientes que sofrem com a doença.
 
Entre elas, a criação do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, onde é oferecido tratamento de ponta a crianças com câncer e atendimento em diversas especialidades médicas. “Nós estamos com esse atendimento exemplar nessa área, do qual podemos nos orgulhar”, comemorou o governador.
 
As ações de prevenção ao câncer, por meio da realização de exames na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, também foram apontadas. Inaugurada pelo GDF em 8 de março, ela já passou por Ceilândia e Planaltina. Agora, ela está na Estrutural. Segundo Agnelo Queiroz, a unidade já realizou mais de mil exames, entre mamografias, ultrassonografias e preventivos (Papanicolau).
 
“A unidade vai onde a mulher estiver e nos lugares onde a informação é mais difícil. Essa é uma ação de prevenção para evitar que a mulher adoeça. Mas também detecta a doença na fase inicial para que essa paciente seja tratada e curada”, explicou.
 
O programa – O Conversa com o Governador é transmitido pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.
 
Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, prioridades para 2012, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Carnaval 2012, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher e participação popular.
 
Todo o conteúdo do programa estará disponível para download aqui na página da AGÊNCIA BRASÍLIA. A reprodução é livre, desde que citado o crédito dos realizadores.

00024620

Foto: Roberto Barroso