Plano a ser lançado no próximo dia 19 prevê a intensificação do monitoramento das cidades do DF e o reforço do policiamento ostensivo, de acordo com as ocorrências mais comuns em cada localidade

" /> Plano a ser lançado no próximo dia 19 prevê a intensificação do monitoramento das cidades do DF e o reforço do policiamento ostensivo, de acordo com as ocorrências mais comuns em cada localidade

">

10/04/2012 às 19:40

Segurança prepara Ação pela Vida

Plano a ser lançado no próximo dia 19 prevê a intensificação do monitoramento das cidades do DF e o reforço do policiamento ostensivo, de acordo com as ocorrências mais comuns em cada localidade

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, apresentou nesta terça-feira (10) o novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Suamy Santana, e anunciou o lançamento do Plano Ação pela Vida, que será divulgado em 19 de abril.
 
A mudança na corporação foi definida ontem pelo governador Agnelo Queiroz, assim como uma série de ações em cumprimento ao Plano de Segurança do Governo do Distrito Federal. Entre elas, o reforço no policiamento em todas as cidades e a apuração de casos de insubordinação a essa determinação.
 
“A Polícia Militar sempre teve uma boa imagem e querem destruí-la. Nós não vamos permitir, porque defender a segurança da população, o que nós faremos de forma intransigente, é a defesa da vida. Nós defenderemos também a Polícia Militar, uma instituição secular na prestação de serviços à comunidade”, disse o governador.
 
O Plano Ação pela Vida, que será lançado no próximo dia 19, é uma política elaborada pela Secretaria de Segurança Pública. “Não é uma ação emergencial. Ele vem para ficar”, afirmou o secretário Sandro Avelar. O plano definirá novas estratégias para a segurança do DF.
 
O monitoramento será concentrado e dividido em quatro regiões: Leste, Oeste, Sul e Metropolitana. Para cada uma delas haverá um comandante responsável, que é superior aos comandantes do batalhão.
 
A partir dessa divisão, serão definidas ações específicas para cada região administrativa, de acordo com dados gerados pelo sistema que a Polícia Civil já usa. As polícias trabalharão de forma integrada e terão de cumprir metas de redução de crimes. Diagnósticos periódicos apontarão o desempenho das medidas em cada área. “Vamos aferir, cobrar resultados e fazer as trocas necessárias”, explica Sandro Avelar.
   
“A vida é a coisa mais importante para o nosso governo e a PM tem um papel muito importante para a vida e para a segurança do cidadão. Por isso, vamos assegurar a proteção à população”, acrescentou o governador Agnelo Queiroz.
 
A solenidade de posse do coronel Suamy Santana está prevista para o início da próxima semana, no Comando Geral da Polícia Militar. “Sou militar e, como tal, cumpro a missão que o chefe determina. Um gestor se apresenta na hora da crise e gerir crises é um dos papéis do militar”, reforçou o novo comandante.

00024642

Foto: Pedro Ventura