Alunos do programa Bolsa Atleta, do Governo do Distrito Federal, chegaram hoje (11) ao Rio de Janeiro para a mais importante competição nacional da modalidade

" /> Alunos do programa Bolsa Atleta, do Governo do Distrito Federal, chegaram hoje (11) ao Rio de Janeiro para a mais importante competição nacional da modalidade

">

11/04/2012 às 15:12

Natação brasiliense no Troféu Brasil de Saltos Ornamentais

Alunos do programa Bolsa Atleta, do Governo do Distrito Federal, chegaram hoje (11) ao Rio de Janeiro para a mais importante competição nacional da modalidade

Por

Da Redação, com informações da Secretaria de Esporte

Os brasilienses Ian Matos e Ully Villaça, do Bolsa Atleta da Secretaria de Esporte, viajaram hoje (11) para o Rio de Janeiro, onde vão disputar o Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, a mais importante competição nacional do calendário oficial da modalidade. As provas serão realizadas de quinta-feira (12) a domingo (15), no Parque Aquático Júlio de Lamare, Complexo Esportivo do Maracanã. A viagem de Ully é custeada pelo Compete Brasília, outro programa da Secretaria de Esportes para apoiar os atletas.
 
“Os alunos já chegaram ao Rio. A viagem foi viabilizada pela Secretaria de Esporte, que oferece incentivos para que atletas brasilienses possam se deslocar para competições fora do Distrito Federal”, ressalta o professor da modalidade nas Escolinhas da Secretaria de Esporte, Giovani Casilo.
 
Os dois atletas são da Associação Brasiliense de Saltos Ornamentais (ABRASSO) e treinados por Casilo. Ele destaca que Ian é a principal promessa brasileira para os Saltos Ornamentais. “Trata-se do maior talento atual depois de César Castro”, diz referindo-se ao brasiliense que é o primeiro no ranking nacional. O Troféu Brasil é seletiva para o Gran Prix Internacional no Canadá em maio.
 
Programas – O Bolsa Atleta é um programa da Secretaria de Esporte do Distrito Federal, que garante recursos para a manutenção pessoal de atletas em plena atividade esportiva e que não possuam patrocínio. O objetivo do programa é dar condições necessárias para que os esportistas possam desenvolver suas carreiras no DF e não precisem ir para clubes de outros estados.
 
O Compete Brasília incentiva a participação de atletas de alto rendimento das mais diversas modalidades em campeonatos nacionais e internacionais. Além disso,estimula o treinamento, contribuindo para a formação da identidade esportiva da cidade. O incentivo é feito por meio de concessão de passagens aéreas ou terrestres. Em caso de equipes, a secretaria aluga ônibus para levar os atletas.