Responsável pela assistência técnica e a extensão rural no Distrito Federal, a empresa pública contribui para a produção e o desenvolvimento no setor rural

" /> Responsável pela assistência técnica e a extensão rural no Distrito Federal, a empresa pública contribui para a produção e o desenvolvimento no setor rural

">

13/04/2012 às 12:45

Emater-DF comemora 34 anos

Responsável pela assistência técnica e a extensão rural no Distrito Federal, a empresa pública contribui para a produção e o desenvolvimento no setor rural

Por

Evelin Campos, da Agência Brasília

Há 34 anos foi instituída no Distrito Federal a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). Com a principal função de prestar serviços de assistência técnica e extensão rural, a Emater-DF representa, hoje, o braço direito na execução de políticas públicas para o crescimento rural local e é referência nacional no trabalho de extensão rural.
 
Para o presidente da empresa, José Guilherme Leal, a Emater-DF tem motivos de sobra para celebrar. “Temos que comemorar nossa contribuição para o desenvolvimento do setor rural no DF, especialmente entre as décadas de 70 e 80, e a criação dos polos rurais, que garantiram o abastecimento de toda a região”, destaca.
 
No entanto, a maior conquista da empresa pública vinculada à Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri-DF) , na avaliação de Leal, diz respeito à promoção de condições dignas de vida à população do campo. “O desenvolvimento da produção é importante, mas a atuação da Emater no debate e na aplicação de políticas públicas para melhorar as condições de vida dos agricultores é fundamental”, afirma o dirigente.
 
Nesse sentido, é dada atenção especial à agricultura familiar. Atualmente, a Emater presta assistência a 80% dos agricultores familiares do DF, o dobro da média nacional, que é de 40%. A meta é universalizar o serviço, contemplando 100% desse público. “Queremos ser a primeira unidade do país a garantir a cobertura de toda demanda ainda este ano”, revela Leal, acrescentando que praticamente todos os serviços da empresa são gratuitos.
 
Estrutura – Desde sua criação, a Emater-DF não parou de crescer e as demandas da empresa seguiram o mesmo ritmo. Para atender suas metas, a empresa conta com uma sede na Asa Norte e 16 escritórios distribuídos em diversas localidades do Distrito Federal.
 
Cerca de 300 servidores de diferentes especialidades atuam junto a pouco mais de 40 estagiários de nível superior e médio. Para locomoção, a empresa possui frota com 157 veículos, em fase de renovação. Neste sábado (14), serão entregues nove carros e outros 21 deverão ser adquiridos no decorrer do ano, segundo a empresa.
 
A Emater também passa por informatização, com instalação de uma rede de internet interligando todos os escritórios entre si e à Secretaria de Agricultura e às Centrais de Abastecimento do DF. “Essa era uma necessidade antiga, que concretizamos neste governo”, ressalta José Guilherme Leal.
 
Ações – Sempre alinhada aos objetivos estratégicos do Governo do Distrito Federal, a Emater desenvolve ações que vão desde o incentivo à atividade rural até o combate à extrema miséria. Em parceria com secretarias e órgãos do GDF, a empresa põe em prática projetos do governo federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
 
No DF, uma proposta ousada executada pela Emater une, em um único projeto, o abastecimento de merenda escolar para a rede pública de ensino e a inclusão socioprodutiva de pequenos agricultores. É o Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (PAPA-DF), que permite a compra direta, pelo GDF, de alimentos e produtos artesanais de pequenos agricultores rurais e organizações sociais do setor agrícola. Esses alimentos são usados no preparo da merenda escolar de mais de 70 escolas.
 
Outro destaque é a atuação da empresa no Programa DF Sem Miséria, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). Os 16 escritórios registram as famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza no Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal. “Após o fim do cadastramento, em setembro, vamos traçar o perfil dessas famílias em situação de pobreza e atuar de forma ostensiva nos locais onde estão essas pessoas”, enfatiza o presidente da instituição.
 
Por meio de projetos de inclusão socioprodutiva a Emater também proporciona geração de renda e emprego no campo. Além de oferecer cursos de qualificação, a empresa apresenta alternativas que vão desde acesso ao crédito e venda de produtos a órgãos públicos a orientações para a produção de hortaliças, flores, artesanato e outros.
 
Criação – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal foi instituída pelo Decreto nº 4.140 de 7 de abril de 1978, confome autorização contida na Lei nº 6.500, de 7 de dezembro de 1977.
 
Comemoração – Para celebrar seu 34º aniversário, a Emater-DF promoverá vários eventos comemorativos, entre eles a cerimônia de lançamento do Plano Estratégico da Emater 2012-2021, nesta sexta-feira (13). “Nossas metas foram traçadas conforme os objetivos da Secretaria de Agricultura e do GDF.
 
Desenvolvemos um plano de longo prazo, com horizonte de 10 anos”, adianta Leal.
Ainda na sexta-feira (13), haverá um evento para homenagear empregados e ex-empregados da Emater. “A atividade de extensionista é muito nobre. Se chegamos onde estamos, devemos isso àqueles que trabalham ou trabalharam na empresa”, frisa o presidente da empresa.
 
Serviço:
 
Eventos em comemoração ao 34º aniversário da Emater-DF
 
Data: 13/4
Local: SAIN Parque Rural – Ed. Sede da Emater
15h – Lançamento do Plano Estratégico da Emater 2012-2021
16h – Homenagem e premiação a empregados e ex-empregados
17h30 – Confraternização

00024813

Foto: Janine Moraes/Agência Brasil