Devem ser operados 400 pacientes nos hospitais de Base e Regional de Taguatinga, além das clínicas conveniadas

" /> Devem ser operados 400 pacientes nos hospitais de Base e Regional de Taguatinga, além das clínicas conveniadas

">

16/04/2012 às 21:03

Mutirão de catarata vai até sexta-feira

Devem ser operados 400 pacientes nos hospitais de Base e Regional de Taguatinga, além das clínicas conveniadas

Por

Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde, empenhada em zerar a fila de espera por cirurgias de catarata, promove até sexta-feira (20) um mutirão para operar 400 pacientes, nos Hospitais de Base e Regional de Taguatinga, além de clínicas conveniadas. No Hospital de Base, o mutirão começou há três semanas e somente na sexta-feira (13), 32 pacientes passaram pelo procedimento que demora de dez a 30 minutos.
 
No Hospital de Base, o mutirão continua até quarta-feira (18). Serão operados 15 pacientes nesta terça e 26 na quarta-feira. Segundo os coordenadores, logo na primeira semana, 100 pessoas foram operadas em dois dias. Todos os pacientes voltam ao hospital num prazo de 7 a 15 dias após a cirurgia para revisão.
 
Segundo a médica Ana Paula Tupynambá Furtado, coordenadora de oftalmologia da SES-DF, todos os usuários que serão atendidos esta semana foram cadastrados previamente pelo Sistema de Regulação (Sisreg) e estão com os exames pré-operatórios prontos. Ainda de acordo com ela, outros mutirões ocorrerão durante o ano a fim de diminuir ao máximo o tempo de espera para os 1, 2 mil pacientes que necessitam do procedimento.
 
No Hospital Regional de Taguatinga está prevista a realização de 200 cirurgias, das 7h às 19h. Segundo a chefe da Unidade de Oftalmologia do hospital, Núbia Vanessa, todos os pacientes serão chamados por telefone e receberão orientações sobre como se preparar para a operação. Núbia Vanessa informou, ainda, que a regional de Taguatinga realiza uma média de 100 cirurgias oftalmológicas por semana e que a demanda de pacientes com glaucoma está zerada.