21/04/2012 às 15:08, atualizado em 17/05/2016 às 15:05

Basquete de rua no aniversário de Brasília

Museu Nacional da República será palco de espetáculo de habilidade e entretenimento, no aniversário de Brasília

Por

 Suzano Almeida, da Agência Brasília

A Central Única das Favelas do Distrito Federal (CUFA-DF) e a Liga Internacional de Basquete de Rua (Liibra) realizam, no aniversário de Brasília – 21 de Abril –, a 2ª etapa local do Campeonato de Basquete de Rua, no Estacionamento do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios. Doze equipes disputarão seis vagas na etapa final, que acontecerá no dia 5 de maio. O evento terá, ainda, clínica de basquete de rua e festival de enterradas aberto ao público. A entrada será franca.

Na primeira etapa, 35 times disputaram vagas para as etapas seguintes. Ao todo foram selecionadas 28 equipes – 24 masculinas e quatro femininas –, mas apenas 12 estarão em quadra no 52º aniversário de Brasília. As restantes entram na disputa no próximo dia 28, na Praça do Cidadão, em Ceilândia. Assim como as equipes que disputam a etapa no Museu Nacional da República, as vencedoras se classificam para a etapa final, a ser disputada também em Ceilândia.

Peculiaridades – O Basquete de Rua possui um estilo próprio, em relação à versão original do esporte. A pontuação é diferenciada e nem sempre a cesta é o mais importante. Para que a equipe pontue, o atleta pode simplesmente realizar um belo drible e contar com habilidade para vencer a partida. (Confira a lista de pontuações abaixo).

Outro detalhe é a proximidade do público com os jogadores, o narrador situa-se dentro da partida, puxando a vibração do público e a música da periferia tocando ao fundo. Por todas essas peculiaridades, o basquete de rua tem crescido e cada vez mais pessoas têm aderido à prática.

A interação com o público não fica apenas no momento das partidas. No dia 21 de abril, por exemplo, os espectadores que estiverem presentes no estacionamento do Museu Nacional poderão participar de uma clínica de basquete de rua, ministrada pelo grupo D’Ruas e pelo Festival de Enterradas.

Outro detalhe é que as equipes são informadas apenas do dia em que jogarão, passando a conhecer seu adversário na checagem dos times, poucos minutos antes do início dos jogos.

Serão computadas as seguintes pontuações para as equipes:
1 ponto – caneta (passar a bola por baixo das pernas do adversário)
1 ponto – lance livre
1 ponto – arremesso à frente da linha de um  ponto
2 pontos – enterrada
2 pontos – arremesso, atrás da linha de dois pontos e à frente da linha de três pontos
3 pontos – enterrada com ponte aérea
3 pontos – arremesso atrás da linha de 3 pontos e à frente à linha de meia-quadra
4 pontos – arremesso, atrás da linha de meia-quadra, ainda na sua quadra de defesa.

Programação
10h – Início das atividades
11h30 – Check-in das equipes
12h – Sorteio das equipes
12h30 – Clínica de Basquete de Rua, com o grupo “D’ Ruas”
13h – Início dos Jogos
15h – Campeonato de enterrada
18h – Encerramento
 
Serviço:
Classificação etária: Para todos os públicos
21 de abril – Estacionamento do Museu Nacional – Esplanada dos Ministérios
28 de abril – Praça do Cidadão – Ceilândia Norte
Grande final dia 5 de maio
Horário: 10h às 18h
Entrada franca