03/05/2012 às 20:35

Ações regionais marcam o Dia Mundial de Higienização das Mãos

A programação inclui ações nos Hospitais Regional da Asa Sul, Samambaia, Guará, Brazlandia e Hospital de Base

Por Secretaria de Saúde

O Dia Mundial de Higienização das Mãos – celebrado em 5 de maio – será lembrado em várias unidades da Secretaria de Saúde. A programação inclui ações nos Hospitais Regional da Asa Sul, Samambaia, Guará, Brazlandia e Hospital de Base. O objetivo é alertar a população e os profissionais da saúde sobre a importância da lavagem das mãos, como meio eficaz de prevenção e controle de doenças. Os Hospital Regional de Samambaia e do Guará promovem eventos para destacar o Dia Mundial de higienização das Mãos ainda nesta quinta-feira (3). Já o Hospital Regional de Brazlândia terá programação especial no dia 7.

No Hospital de Base a ação será nos dias 14 e 15 e consiste na instalação de um painel para mostrar o resultado de uma pesquisa realizada na unidade, além de prestar orientações sobre a higienização das mãos. Nesta sexta-feira, 4, às 8h30, o HRAS preparou uma solenidade especial para festejar a data. Para isso, vai apresentar os resultados obtidos pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar/CCIH, como Estratégia Multimodal para Melhoria da Higienização das Mãos com a participação de autoridades da Organização Pan-Americana (Opas), Agência de Vigilância Sanitária e SES-DF. No encerramento, o público vai assistir à apresentação do mímico Miquéias Paz e do grupo Doutoras Música e Riso.

A coordenadora-geral de Saúde da Regional Sul, Roselle Bugarin Steenhouwer, enfatiza a responsabilidade de cada indivíduo, e principalmente, do profissional de saúde em higienizar as mãos ao lidar com o paciente. “No ambiente hospitalar, travamos uma eterna luta contra a infecção hospitalar”, ressalta. A higienização das mãos, de acordo com a gerente de Prevenção para Infecções e Eventos Adversos da SES, Ariany Araujo Queiroz, é uma medida simples e importante para reduzir a transmissão de infecções nos serviços de saúde.

Histórico –  A temática da higienização das mãos tem sido tratada como prioridade. Exemplo disso é a Aliança Mundial para Segurança do Paciente, iniciativa da Organização Mundial da Saúde/OMS e conta com a participação de diversos hospitais em vários países do mundo, inclusive do HRAS.

Ainda como parte dessa estratégia, a OMS escolheu o dia 5 de maio para comemoração do Dia Mundial da Higienização das Mãos. A data escolhida para a comemoração do Dia Mundial de Higienização das Mãos associa o quinto dia do quinto mês aos cinco momentos da higiene das mãos que são: 1) antes do contato com o paciente; 2) antes da realização de procedimento asséptico; 3) após risco de exposição a fluídos corporais; 4) após contato com o paciente 5) após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente.