04/05/2012 às 19:58, atualizado em 12/05/2016 às 17:55

Guará completa 43 anos com muita festa e grandes realizações

 Além da programação da festa, os moradores podem contar com mais de 40 realizações promovidas no Guará

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

Os moradores do Guará têm muitos motivos para comemorar o aniversário da cidade de 43 anos neste sábado (5).  Além da grande festa, com uma programação que vai até o final do mês, a comunidade pode contar com mais de 40 ações realizadas para melhorar a infraestrutura da cidade, que ganhou novos espaços de lazer e de prática de esportes. A revitalização começou com a retirada de 300 toneladas de lixo e entulho. “Houve a roçagem e poda de árvores, além da instalação de novos postes de iluminação por todo o Guará. A operação Tapa-Buraco devolveu à população mais de 10 mil Km de asfalto restaurados”, afirma o administrador Carlos Nogueira da Costa.

Os moradores do Guará também ganharam espaços de lazer recuperados. Aproximadamente 22 das 50 praças receberam pintura, alambrados, poda de árvores, troca de meios-fios, iluminação e, para deixar um ambiente mais aconchegante, namoradeiras. São cadeiras doadas pelo Estádio Mané Garrincha, que foram reformadas e colocadas em pares com enfeites de corações para embelezá-las. Com a cidade limpa e em bom estado de conservação, o segundo passo foi melhorar a infraestrutura com novas obras. O Guará ganhou três estacionamentos, 116 rampas de acessibilidade e está recebendo 3 mil Km de calçadas, dos quais 1 mil Km já estão prontos. E, quando chover, os pedestres e motoristas já podem ficar mais tranquilos. Para dar fim aos alagamentos, foram instaladas cerca de 150 bocas de lobos em vários pontos.

Para a prática de esporte, a população recebeu a instalação de dez novos Pontos de Encontro Comunitários (PECs) e, em breve, mais oito. Dos PECs já implantados, um é destinado à terceira idade, outro à primeira idade (crianças) e um terceiro, pioneiro no DF, destinado às pessoas com necessidades especiais. Alaíde Ferreira dos Santos, funcionária pública, conta que a comunidade intensificou a prática de exercícios físicos após a iniciativa. “Os PECs são um incentivo ao esporte. Muitas pessoas começaram a se exercitar depois que os equipamentos foram instalados. Aqui está sempre lotado. Venho aqui todas as manhãs”, afirma. Outra moradora do Guará, Ana Darte Martins, concorda com Alaíde ao expor que a implantação dos aparelhos proporcionou que ela dedicasse mais tempo aos exercícios físicos, o que significa mais cuidados com a saúde. “Esta é a melhor realização para a população. Os equipamentos são muito bons. Passo aqui para me exercitar sempre que posso. Antes, eu só fazia caminhadas. Quando passei a vir aqui, o meu resultado físico melhorou muito”, conta.

Até dezembro deste ano, a população também poderá contar com a inauguração do primeiro Fórum da região administrativa. As obras já começaram e a área de construção, próxima à Administração, será de 10 mil m². O investimento é de R$ 16 milhões. Outras ações foram feitas para atender aos anseios da população. Os artesãos da região administrativa ganharam, pela primeira vez, um local próximo a administração regional para colocar seus trabalhos em exposição; e a Horta Comunitária, que abastece sete creches carentes semanalmente, foi reativada. Lá, os trabalhos são realizados pela população carcerária da Fundação Amparo ao Trabalhador Preso. “O sucesso da nossa administração é a participação ativa dos servidores e da comunidade, por meio de associações, empresários e líderes comunitários”, diz o administrador.

Projetos Sociais – O Guará possui vários projetos sociais. A Escolinha do Morales, que atende 24 crianças carentes, é um deles. Os participantes disputam vários campeonatos de futebol. Outro programa é o Bom de Bola, que atende 38 crianças na mesma modalidade esportiva. A Administração desenvolveu o projeto cultural Alcateia. Todas as semanas, artistas locais e nacionais se apresentam gratuitamente na cidade.