04/05/2012 às 12:16

Vacinação contra gripe começa sábado

No Distrito Federal, 142 postos de vacinação funcionarão no sábado, Dia de Mobilização Nacional, das 8h às 17h

Por

Secretaria de Saúde

Começa neste sábado (5) e vai até 25 de maio a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus. No Distrito Federal, 142 postos de vacinação funcionarão no sábado, Dia de Mobilização Nacional, das 8h às 17h. Depois disso a campanha continua nas salas de vacinação da rede pública, das 8h às 11h30 e de 13h30 as 17h, de segunda a sexta-feira. Cerca de 524 mil pessoas deverão receber a dose da vacina na cidade.

A meta da Secretaria de Saúde do DF é imunizar 80% da população alvo, totalizando mais de 258 mil crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, trabalhadores de saúde e pessoas a partir de 60 anos. Deverão ser vacinadas, em números arredondados, 53 mil crianças, 26 mil gestantes, 158 mil idosos, além de 29 mil trabalhadores da saúde. Serão distribuídas 350 mil doses de vacinas contra Influenza para toda rede pública de saúde. A vacinação nos asilos e instituições de idosos será realizada por servidores das regionais, seguindo calendários específicos.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES/DF, a campanha anual de vacinação contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos imunizados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundarias. As infecções respiratórias agudas constituem um conjunto de doenças frequentes e têm maior incidência na população com mais de 60 anos e crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes etiológicos destas doenças.

Influenza – A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de alta transmissão e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que após contato com superfícies contaminadas podem levar o vírus direto à boca, aos olhos e ao nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas muitas vezes são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre, mal-estar e dor de cabeça. A maioria das pessoas infectadas se recupera em até duas semanas, sem necessidade de tratamento médico.

Nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros especiais a infecção pode levar a formas graves como pneumonia e síndrome respiratória aguda grave.

Vacina – Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% o da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos o risco de pneumonia pode ser reduzido em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte em até 68%.