08/05/2012 às 15:20

Hemocentro precisa de doações com urgência

Os interessados podem agendar sua doação pelo telefone 160, opção 2

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Elza Fiúza/ABr

A Fundação Hemocentro de Brasília precisa com urgência de doadores de sangue, principalmente, aqueles com a tipagem sanguínea O positiva e negativa, AB negativa e B negativa. Os estoques estão em baixa por causa da redução do número de doações e do aumento, nesta época do ano, da carência dos hospitais. Os interessados em colaborar com a ação, que é essencial para manutenção da vida de quem necessita, podem agendar sua doação pelo telefone 160, opção 2.

Quem optar por não marcar o horário do atendimento, pode se dirigir ao Hemocentro das 7h às 18h, de segunda-feira a sábado. No momento da doação, é indispensável a apresentação do documento de identificação oficial com foto, dentro do prazo de validade. Confira abaixo as recomendações gerais.

Quais as condições para doar sangue?

Ter boa saúde; alimentar-se bem antes da doação; não estar em uso de medicamentos; ter entre 16 e 67 anos de idade; pesar acima de 50 quilos; apresentar documento oficial com foto; dormir, pelo menos, seis horas na noite anterior à doação; não praticar exercícios físicos antes da doação; não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas; e evitar fumar duas horas antes da doação. Caso tenha colocado piercing ou tatuagem, só poderá doar sangue após 12 meses e, quem realizou endoscopia, após seis meses.

Qual a alimentação aconselhável antes da doação de sangue?

 A) No dia da doação, pela manhã, alimentar-se com suco, leite desnatado ou de soja, café, chá, pão com geleia e frutas. Antes da doação, não ingerir abacate, açaí, jaca, leite integral e derivados ou alimentos gordurosos. Tome, no mínimo, dois copos de água antes da doação.

B) No dia da doação, à tarde, tome café da manhã evitando comer alimentos gordurosos. Alimentar-se, no almoço, com carnes grelhadas, saladas, arroz e feijão. Só duas horas após o almoço, pode-se fazer o procedimento da coleta de sangue. Tome, no mínimo, dois copos de água antes da doação.

Quem não pode doar sangue?

 – Portadores de doenças infecto-contagiosas, como Sífilis, AIDS, Chagas, malária, hepatite B ou C;

-Parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV (AIDS);

 -Pessoas com múltiplos (as) parceiros(as) sexuais;

 -Pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos 12 meses;

– Usuários de drogas injetáveis;

– Mulheres: grávidas, amamentando ou que tiveram aborto nos últimos 3 meses;

Serviço

Fundação Hemocentro de Brasília (FHB)

servicosocial@fhb.df.gov.br

Telefone: 160, opção 2 e (61) 3327-4413 / (61) 3327-4436