10/05/2012 às 12:05, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Casa Civil e Ipea firmam parceria inédita

Acordo permitirá avaliação de planos, políticas e programas governamentais do Distrito Federal por meio de estudos e pesquisas

Por Secretaria da Casa Civil

A Secretaria de Estado da Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) firmaram ontem (9/5), na sede do Instituto, em Brasília, uma parceria inédita com o objetivo de implementar ações conjuntas que assegurem a realização e a publicação de estudos e pesquisas de interesse mútuo sobre o DF. O acordo de cooperação técnica foi assinado pelo presidente do Instituto, Marcio Pochmann, e pelo secretário da Casa Civil, Swedenberger Barbosa.

Entre os principais objetivos dessa parceria estão a avaliação de planos, políticas e programas governamentais do Distrito Federal, de forma a fornecer subsídios à elaboração e ajustes das diretrizes locais; a ações desenvolvidas nas áreas social, de desenvolvimento econômico e de infraestrutura; bem como no desenvolvimento de indicadores de percepção social da população.

Segundo o presidente do Ipea, o acordo é de grande importância, principalmente em função dos esforços que o Distrito Federal vem fazendo para enfrentar a questão social, sem descuidar do desenvolvimento econômico e da sustentabilidade ambiental. “Nessa perspectiva, entendemos que com esse acordo, que terá atuação em diferentes áreas do Governo do Distrito Federal, a missão do Ipea passa a ser cumprida, que é desenvolver e difundir conhecimento para o planejamento nacional”, disse Pochmann.

Para Berger, o corpo técnico do Ipea tem o entendimento histórico do modelo de desenvolvimento almejado para o Brasil e tem muito a contribuir para a agenda do DF. Além do mais, o Instituto leva em consideração as necessidades da população, tendo como base a política traçada a partir da gestão do ex-presidente Lula e intensificada pela atual presidente Dilma, que é referenciada nas políticas públicas com desenvolvimento econômico sustentável, inclusão social, redução da desigualdade e distribuição de renda.

“Para o Distrito Federal, é uma honra está fazendo este acordo de cooperação com o Ipea. Seguramente, se tivessem pensado o DF e Brasília como a Capital Federal, discutido desde sempre o modelo de desenvolvimento da capital da República, vários dos problemas que temos hoje não existiriam”, destacou. Segundo Berger, é hora de recuperar o tempo perdido: “Vamos tornar a capital de todos cada vez mais acessível, humana, protegida e cuidada”.

O secretário disse, ainda, que o acordo permitirá fazer com que a colaboração do Ipea na discussão do desenvolvimento do país seja referência também no Distrito Federal. “Conversei com o governador Agnelo Queiroz e recebi todo o apoio dele para que a gente possa realizar estudos importantes para nossa cidade”, afirmou.

De acordo com o secretário, essa parceria “será um casamento perfeito para o tratamento das questões estratégicas e políticas que influenciam o dia a dia das pessoas no Distrito Federal”. “Vamos fazer uma série de pesquisas em várias áreas e também elaborar um modelo de desenvolvimento duradouro, eficiente e que vá à direção dos interesses da população”, completou Berger.