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10/05/2012 às 17:51
O Projeto Escola Peripatética – Educação Patrimonial pode ser utilizado por professores de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, profissionais envolvidos com Educação e Turismo Cívico, além do público em geral
Na próxima quarta-feira (16), alunos do Centro de Ensino Fundamental 3 de Taguatinga, da Secretaria de Estado de Educação do DF, irão participar do projeto Escola Peripatética – Brasília: Museu e Arte a Céu Aberto. O projeto é uma iniciativa do professor de história daquela escola, Rinaldo Paceli, cujo objetivo é de promover a valorização da capital federal como patrimônio cultural da humanidade, desenvolvendo o conhecimento a respeito de Brasília, sua peculiaridade histórica, urbanística e arquitetônica.
Na sexta-feira (18), será a vez do público geral caminhar para aprender. Para participar, basta chegar às 8h30 na Praça do Cruzeiro, local marcado para a saída da caminhada. O final do passeio está marcado para às 15h, na Praça dos Três Poderes. Para Rinaldo, a visita guiada trará emoção aos participantes. “Será possível reviver o momento pelo qual a capital se tornou patrimônio cultural da humanidade e do Brasil”, esclarece. As ações estão inseridas na programação da 10ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece, anualmente, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).
No projeto do professor Paceli é criado um roteiro de estudo, onde se aprende caminhando. O passeio é feito pelo Eixo Monumental, o que dá a oportunidade de reconhecer e sentir as quatro escalas arquitetônicas expostas por Lúcio Costa: Escala Bucólica, Monumental, Gregária e Residencial. Segundo Paceli, a caminhada pelo Eixo Monumental oferece a oportunidade única de estudar e conhecer a história, a concepção arquitetônica e urbanística do Plano Piloto de forma livre e descontraída. “Geografia, Botânica, História, Arquitetura, Urbanismo e Artes são as áreas estudadas pelo projeto e a diversidade de conhecimentos possibilita uma aprendizagem significativa sobre a cidade,” explica. Peripatética é palavra derivada do latim, cujo significado é ensinar passeando.
Desde 2003, é isto o que o professor Paceli faz, além de proferir palestras e inovar o ensinar e aprender, nas escolas onde trabalha. O professor inicia o trabalho, passando as primeiras ideias de transferência da capital para o interior, até sua edificação. Depois da história, vem a prática. O passeio começa no mirante da Torre de TV, onde os alunos têm a visão da cidade, em todas as suas escalas, passando por percurso da Catedral até a Praça dos Três Poderes. O professor Rinaldo afirma que a proposta é uma oportunidade única de levar os alunos ao coração da cidade. “Cerca de 800 alunos já fizeram o roteiro e puderam constatar os atributos que tornam Brasília, simplesmente, singular”, afirma.
Para a realização do projeto é necessária uma sala para palestra, um computador com o programa power point, projetor e telão. Além desses, transporte para que os caminhantes cheguem ao Eixo Monumental e até uma quadra residencial. O projeto pode ser utilizado por professores de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, além de profissionais envolvidos com Educação e Turismo Cívico e público em geral. Interessados devem entrar em contato com o Professor Rinaldo Paceli, pelo e-mail rpaceli66@gmail.com“>rpaceli66@gmail.com, para obter as orientações.