11/05/2012 às 16:15

Agricultores familiares conhecerão a Rota do Peixe

Evento está incluído na Agrobrasília 2012, que acontece entre 15 e 19 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, PAD-DF

Por Emater

 A produção de peixes tem se mostrado uma excelente alternativa produtiva para agricultores familiares. É o que a Rota do Peixe, no Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), vai apresentar durante a Agrobrasília 2012. A feira acontece entre os dias 15 a 19 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, PAD-DF, e espera receber mais de 10 mil visitantes apenas no Evaf. Sem a exigência de grandes espaços, a produtividade alcançada pelos piscicultores orientados pela Emater-DF tem possibilitado um aumento real de renda em um mercado com perspectiva de expansão. Isso porque a produção de peixes no Distrito Federal ainda não atende a demanda interna, que pode ser ocupada pelos agricultores familiares da região. Na Rota do Peixe será apresentado o tanque de ferro-cimento, uma técnica tradicional que tem baixo custo, longa durabilidade e aumenta a renda do produtor.

O agricultor verá, ainda, o aproveitamento do potencial para a criação de peixes em pequenos reservatórios de irrigação, com produção de proteína animal de excelente qualidade. Assim, a água utilizada na criação é aproveitada para irrigação das culturas. Para o agricultor familiar, o peixe produzido nos reservatórios de irrigação possibilita a melhoria na qualidade da alimentação da família e o aumento na renda com a comercialização do excedente da produção, diversificando a exploração da propriedade.

Serviço: Agrobrasília 2012 (Feira de Tecnologias e Negócios)

Entrada franca

Data: 15 a 19 de maio de 2012

Horário: das 9 h às 18 h

Local: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF. BR-251, Km 5, Brasília-DF, sentido Brasília-Unaí (MG)

Saiba mais no site www.agrobrasilia.com.br