13/05/2012 às 22:47

Quase 100 mil pessoas já receberam vacina contra a gripe no DF

Cerca de 30% dos mais vulneráveis como crianças até dois anos, gestantes, trabalhadores de saúde e idosos foram vacinados na campanha que começou no último dia 5 e vai até 25 de maio

Por Carlos Rezende, da Agência Brasília

A 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza completou uma semana ontem, com 30% do público alvo vacinado. Até o momento, quase 100 mil pessoas receberam a dose do medicamento em todo o Distrito Federal. A meta da Secretaria de Saúde do DF (SES) é imunizar 80% da população de maior vulnerabilidade, o que equivale a cerca de 260 mil pessoas de um total de 323 mil. Ao todo, 96 salas de vacinação estarão à disposição da população em toda a rede pública de saúde até o dia 25 de maio. A vacina é gratuita e poderá ser aplicada de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e de 13h30 a s 17h.

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelos vírus das gripes H1N1, H3N2 e Influenza B, que foram os mais recorrentes em 2011.

A diretora da Vigilância Epidemiológica da SES, médica Sonia Geraldes, explicou que a vacina tem poucos efeitos colaterais e contraindicações. “As pessoas que se encontram nos grupos de vulneráveis devem aproveitar a oportunidade, pois estarão contribuindo para garantir sua saúde.”

A população alvo da campanha são crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, trabalhadores de saúde e pessoas a partir de 60 anos.

Foram colocadas à disposição 350 mil doses de vacina. Em números arredondados, das 53 mil crianças que estão no grupo de vulneráveis, 20 mil já foram vacinadas; das 26 mil gestantes, cerca de 8 mil receberam a vacina; dos 158 mil idosos, 58 mil foram imunizados; além de 11 mil trabalhadores da saúde, de um total de 20 mil.

De acordo com Sonia Geraldes, a campanha anual de vacinação contribuiu ao longo dos últimos 14 anos para a prevenção da gripe nos grupos imunizados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Vacina – Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos o risco de pneumonia pode ser reduzido em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte em até 68%.