15/05/2012 às 17:10

GDF entrega cadeiras de roda motorizadas

Pacientes foram cadastrados e avaliados pela Secretaria de Saúde antes de receberem os 30 equipamentos personalizados

Por Evelin Campos e Thaís Antonio, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, entregou na manhã de hoje 30 cadeiras motorizadas e personalizadas para pessoas com deficiência. A atenção aos direitos desse público está entre as políticas prioritárias do governo, que já entregou, desde o início de 2011, mais de 1,8 mil cadeiras de rodas. Somente no ano passado foram investidos R$ 105 milhões em políticas para pessoas com necessidades especiais.

“A entrega dessas cadeiras é uma conquista muito importante, pois elas garantem mais autonomia e capacidade de locomoção a essas pessoas, melhorando sua autoestima. A ação representa o compromisso deste governo com as pessoas que possuem necessidades especiais. Estamos cuidando de quem mais precisa”, ressaltou o governador Agnelo Queiroz.

Governador entrega 30 cadeiras de roda motorizadas. Foto: Roberto Barroso.Os pacientes beneficiados faziam parte de um cadastro da Gerência de Órteses e Próteses da Secretaria de Saúde, responsável pela avaliação clínica, pela definição das medidas da cadeira e também pela licitação para compra dos equipamentos. As cadeiras foram adquiridas a um custo unitário de R$ 7 mil. O governador fez a entrega simbólica ao atleta paraolímpico Heitor de Lima Araújo, que agradeceu pelo benefício.

O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, reforçou o compromisso do governo com a saúde pública: “Estamos cumprindo mais uma meta do governo de promoção de serviços públicos de qualidade à população. Esta gestão está propiciando acesso e qualidade de vida às pessoas com deficiência”.

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Alírio Neto, destacou outras ações em prol da acessibilidade. Entre elas a reforma da Praça da Cidadania, a inauguração de um posto do Na Hora na estação de metrô da 114 Sul para atendimento a pessoas com deficiência e a construção do primeiro espaço cultural totalmente adaptado do país, na rodoferroviária.

A primeira condição para receber as cadeiras de rodas motorizadas é a indicação do médico que acompanha o paciente. Em seguida, o interessado deve se cadastrar na Gerência de Órteses e Próteses, onde uma equipe médica realiza exames e define o tipo de cadeira e os acessórios necessários de acordo com as limitações de cada paciente. Outras 45 cadeiras já foram adquiridas e os pacientes indicados para recebê-las passarão pelas avaliações.

Vida nova – Quando Lorivaldo Pereira da Silva ouviu da médica que o acompanha no hospital Sarah Kubitschek que ele poderia receber uma cadeira de rodas motorizada, por meio da Secretaria de Saúde, o desejo por mais autonomia ficou ainda mais forte.

Lorivaldo, que hoje tem 32 anos, sofreu um acidente de mergulho quando tinha apenas 18. Uma lesão na medula paralisou os movimentos do jovem a partir do peito. Apesar da evolução no tratamento, o movimento dos dedos das mãos continua reduzido, o que dificulta o uso da cadeira de rodas convencional.

“Até então dependia de outra pessoa para empurrar minha cadeira, até mesmo pelos obstáculos. Agora vou poder ir ao médico, buscar meus remédios e visitar meus amigos”, comemorou Lorivaldo, que aprendeu a escrever com os punhos e agora pretende explorar seu talento com desenhos e pinturas.

Atenção reforçada – Antes de entregar oficialmente as cadeiras, o governador assinou um decreto que cria o Comitê Gestor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. O grupo irá propor ações inclusivas, como acessibilidade no setor educativo, qualificação para inserção no mercado de trabalho, assistência social e políticas de reabilitação e habitação adaptada.

A reunião do comitê será semanal e a previsão é de que o grupo apresente em 90 dias um relatório técnico que servirá como base para a elaboração do Plano Distrital de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.

O governador citou, ainda, outras políticas públicas nesse setor, como a criação da Subsecretaria de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e o Programa Morar Bem, que prevê habitação adaptada a pessoas com deficiência. Ações como a troca de elevadores em hospitais e na rodoviária do Plano Piloto, além da previsão de acessibilidade na licitação de novos ônibus, também foram citadas.

Incentivo – A Gerência de Órteses e Próteses da Secretaria de Saúde do DF é o núcleo responsável pela distribuição de cadeiras de rodas, além dos dispositivos para correção ou auxílio das funções naturais do corpo. Desde janeiro de 2011, foram distribuídas 10.124 órteses e próteses, além de 1.849 cadeiras de rodas. “O governo tem uma política muito boa de incentivo e apoio às pessoas com deficiência que inclui, até mesmo, melhorias na locomoção pela cidade”, afirma a gerente de Órteses e Próteses da SES, Rosane Matos Costa. “O GDF tem feito a diferença. Os próprios pacientes dizem que tem melhorado muito”.

Para receber um dos equipamentos doados pela Gerência de Órteses e Próteses, o paciente deve procurar o atendimento ambulatorial do órgão, que fica na estação do metrô da 114 Sul. É importante ter em mãos uma indicação médica para o uso de cadeiras de rodas, órteses ou próteses. O paciente entra em uma lista para ser avaliado pelo Núcleo de Órteses e Próteses, que tem uma equipe multidisciplinar formada por fisiatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, entre outros profissionais.

Serviço:

Gerência de Órteses e Próteses (atendimento ambulatorial)

Endereço: Estação do Metrô 114 Sul

Telefone: 3346-6903


 

Equipamentos doados pela Gerência de Próteses e Órteses da Secretaria de Saúde do DF

                                                                            Janeiro a dezembro de 2011

Órteses e próteses
 
6.602
Cadeiras de rodas
 

     -De banho

     -Convencional

     -Esportiva

     -Tetraplégico

     -Motorizada 

93

669

137 

21

16 


Total de cadeiras de rodas
 
936

Total de equipamentos
 
7.538

          Janeiro a maio de 2012
 
 

Órteses e próteses
 
3.522

Cadeiras de rodas
 
 

     -De banho

     -Convencional

     -Esportiva

     -Tetraplégico

     -Motorizada 


286

566

4

26

31
 


Total de cadeiras de rodas
 
913

Total de equipamentos
 
4.435